15.6 C
São Paulo
segunda-feira, 27 maio, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Mauá Principal

Programa visa reduzir as taxas de mortalidade materna e infantil

Os índices de mortalidade são referenciais para o planejamento de políticas e programas de saúde ao redor do mundo, e os óbitos infantis têm papel crucial na avaliação da saúde e da qualidade de vida da população. Preocupada com o bem-estar dos munícipes, a Prefeitura de Mauá lançou na terça-feira (14/12), em evento para profissionais da rede, o ‘Mãe Mauaense – Semeando Vidas’, plano de enfrentamento para reduzir a mortalidade materno e infantil.

Os óbitos infantis refletem as condições sociais dos moradores de uma cidade e a adequação dos serviços de saúde. Ciente do crescimento dos índices no Brasil este ano, a Secretaria da Saúde retomou o comitê de mortalidade materno infantil e passou a discutir os processos de trabalho e de cuidado em rede.

Em 2018, o município registrou 63 óbitos, enquanto que em 2019 foram 51. No ano passado apontou 47 e, neste ano, 52, segundo dados prévios.

O ‘Mãe Mauaense’ prevê uma série de iniciativas e serviços que já vem sendo implementados. Entre elas, planejamento reprodutivo, garantia de acompanhamento do pré-natal, parto e puerpério, ampliação do acesso e acompanhamento do pré-natal de alto risco, fortalecimento da política de aleitamento materno, programa de transporte para gestante, serviço de monitoramento e central de dúvidas, visita a maternidade, kit maternidade (enxoval) e avaliação psicossocial.

 

 

Texto e foto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá

Artigos Relacionados

Cirurgiã dentista andreense inova atendimento com modernização do consultório

Juliana Bontorim

São Bernardo promove Semana da Água

Juliana Bontorim

Mauá recebe 20 novos big bags para reforçar coleta seletiva

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error