23.4 C
São Paulo
quarta-feira, 28 fev, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Principal São Bernardo do Campo

Projeto Literatura é o Bixo! promove debate de livro indicado para vestibular da Fuvest

Um dos maiores vestibulares do Brasil, a Fuvest, ligada à Universidade de São Paulo (USP), exige de quem vai prestar a prova a leitura obrigatória de nove obras literárias. E, pensando justamente em como organizar o estudo desses livros, a Secretaria de Cultura e Juventude de São Bernardo promove no próximo sábado (17/6) na Biblioteca Guimarães Rosa (Av. João Firmino, 900 – Assunção) o Projeto Literatura é o Bixo!. que debaterá  o livro Nós Matamos o Cão Tinhoso.
A obra, do moçambicano Luis Bernardo Honwana, é considerada um dos maiores clássicos da literatura africana. Trata, através de contos, de questões existenciais e sociais como a miséria, a invisibilidade na sociedade, o desejo de se encaixar em um grupo social a qualquer preço, a vergonha, a humilhação, o poder e a submissão. Sendo assim, temas universais que se encaixam em muitas realidades, inclusive no Brasil.
“Exatamente por essa questão social de opressão e desigualdade que essa obra está inserida na lista do vestibular. Porque conhecer, refletir e indagar essas condições é fundamental para o desenvolvimento e fortalecimento da cidadania”, diz a professora de Literatura, Andreia Grava. A docente será responsável por guiar os estudantes nessa imersão pela obra de Honwana durante o evento. O encontro será uma oportunidade para, além de receber a orientação da professora, a troca de ideias e ampliação de repertório literário entre os participantes.
Além disso, Andreia aponta que uma leitura minuciosa das obras exigidas em grandes vestibulares ajuda o candidato a ser mais preciso em suas respostas, algo que conta muito na nota final do estudante. “Acredito que uma leitura atenta, conectada com as situações dos personagens, uma leitura que possa servir de gatilho para compreender as sensações que cada conto propõe é a maneira mais adequada de se extrair as mensagens apresentadas pelo autor”, indica.

PROJETO LITERATURA É O BIXO!

O Projeto Literatura é o Bixo! teve sua criação em 2019, com o intuito de proporcionar aos estudantes dos grandes vestibulares, incluindo o Enem, momentos para se encontrar e discutir obras exigidas. Por conta do período de pandemia, a ação foi retomada neste ano com encontros presenciais. Dessa maneira, em 2023, já aconteceram dois encontros do programa na Biblioteca Monteiro Lobato.
Dessa forma, no dia 24, será a vez de debater a obra Quincas Borba, de Machado de Assis, com o professor de Literatura, Fernando Thomaz. O encontro será às 14h, na Biblioteca Monteiro Lobato (Rua Dr. Fláquer, 26, Centro).

Nós Matamos o Cão Tinhoso, de Luis Bernardo Honwana
• Sábado (17/6), 11h, Biblioteca Guimarães Rosa (Av. João Firmino, 900, Assunção)

Quincas Borba, de Machado de Assis
• Sábado (24/6), 14h, Biblioteca Monteiro Lobato (Rua Dr. Fláquer, 26, Centro)

Da Redação.
Imagem: Gabriel Inamine/Divulgação

Artigos Relacionados

Natal Solidário de Santo André abre inscrições de entidades sociais

Juliana Bontorim

Coronavírus: Higienização e blindagem de sofás auxiliam à saúde

Juliana Bontorim

São Bernardo contempla mais de 1.200 famílias com entrega de escrituras no Golden Park e Taboão

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error