23.7 C
São Paulo
quinta-feira, 23 maio, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Colunista Gabriela Freitas Eventos Principal São Bernardo do Campo

‘Recomeçar é Possível’: Voluntárias de instituição promovem ações em prol dos atendimentos sociais

Mais um especial #OutubroRosa Big ABC que traz histórias e eventos exclusivos das instituições do Grande ABC, a jornalista Gabriela Freitas esteve na ONG Recomeçar é Possível para gravar a reportagem. A instituição são-bernardense, fundada por 30 voluntárias em 2011,  realiza atendimentos para mulheres diagnosticadas com câncer de mama em situação de vulnerabilidade social. Com entrega de cestas básicas, apoio psicológico, doação de lenços e ‘empréstimo’ de perucas, a organização busca auxiliar os pacientes oncológicos e também compartilhar experiências de pessoas que já passaram pela doença. 

Atualmente, à frente das iniciativas está Fátima Ribeiro que, em 2003, descobriu o câncer de mama e contou com apoio familiar e de amigos para superar a cirurgia e sessões de radioterapia. Por isso, hoje, a presidente da entidade atua fortemente com outras voluntárias para que as informações de diagnóstico rápido e prevenção cheguem à maior parte da população. 

“Não é fácil passar por essa situação, mas é possível. Completei 18 anos de operada e estou firme em prol daqueles que precisam de nós. As mulheres chegam desesperadas aqui e nós ajudamos, conversamos e fazemos o nosso melhor. É incrível que aprendemos muito com elas”, afirmou. 

Ações de conscientização

Anualmente, a instituição promove palestras, bazares, entregas de kit com lenço, prótese, porta-bolsa de medicamentos, turbante, sutiã (a partir de venda) e peruca. Porém, com avanço da pandemia da Covid-19, em 2020, as ações presenciais foram interrompidas mas, aos poucos, estão retornando com os protocolos de saúde e vacinação completa dos organizadores. 

“Eu sou bastante ‘pidona’. Vou pedindo aos amigos e familiares doações para podermos continuar. Minha tia dá R$20 por mês e já ajuda muito. Por isso, estamos voltando com cuidado aos nossos eventos”, comentou Fátima.

Neste mês, a ‘Recomeçar é Possível’ realizará, em razão do Outubro Rosa, um bazar no Mercado Municipal, de São Bernardo do Campo, aos finais de semana, das 10h às 17h, com venda de artesanatos, camisetas, sacolas personalizadas e álcool em gel, e também a carreata de conscientização no dia 2 de outubro, às 09h30, que sairá da igreja São João Batista. 

Para continuidade das ações, a entidade recebe doações de cabelo para produção das perucas, itens para o kit oferecido aos pacientes, compra de medicamentos e outras despesas necessárias. Os atendimentos são promovidos em salas disponibilizadas pela Pró Phármacos, às quartas-feiras, das 14h às 16h30, no endereço: R. Caraíbas, 17 – Jardim do Mar, São Bernardo do Campo. 

“Tá difícil? Tá! Mas não vamos parar de ajudar nossas pacientes. Seguiremos firmes, porque Recomeçar é Possível”, contou.

Confira bate-papo:

 

 

Acompanhe mais notícias, aqui!

Artigos Relacionados

MBigucci lança empreendimento no bairro Campestre, em Santo André

Juliana Bontorim

“Arraiá” Beneficente arrecada verba para ações e projetos sociais

Juliana Bontorim

Fazenda Macaxeira inaugura primeira unidade em Santo André

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error