24.1 C
São Paulo
quarta-feira, 22 maio, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Principal

Rotary Clubs no Brasil aderem ao movimento “Unidos pela Vacina”

 Os clubes oferecerão seu suporte no mapeamento da infraestrutura de vacinação em municípios de todo o país

A adesão dos Rotary Clubs no Brasil ao movimento “Unidos Pela Vacina”, liderado pela empresária Luiza Helena Trajano, presidente do grupo Mulheres do Brasil, se dá por meio do diretor do Rotary International para a América do Sul, Mário César Martins de Camargo. Ele colocou toda a rede de voluntários brasileiros da organização à disposição para auxiliar no levantamento de informações que venham a contribuir para uma distribuição mais rápida e eficaz das vacinas no país. O “Unidos Pela Vacina” tem o propósito de tornar viável a vacinação de todos os brasileiros até setembro de 2021.

Essa parceria vem como resultado de uma força-tarefa do Rotary International contra a COVID19, na qual a organização convocou seus 36 mil clubes e 1,2 milhão de associados Voluntários ao redor do mundo para se conectarem com as autoridades locais de saúde para saber como eles podem melhor apoiar os esforços de entrega e realização da vacinação, assim como continuar a trabalhar para parar a transmissão do vírus.

A ação

Em uma primeira fase, os Rotary Clubs no Brasil irão mobilizar os contatos que seus voluntários possuem nas secretarias municipais de Saúde para angariar informações sobre salas de vacinação, disponibilidade de câmaras frias e caixas térmicas, adesão às medidas sanitárias, realização de campanhas educativas e outras.

“O desafio da Covid-19 ensejou o engajamento do Rotary no Brasil. Colocamos nossos 52 mil voluntários em 1.420 municípios brasileiros a testar os asilos para a Covid em 2020, em parceira com o Todos pela Saúde. Além disso, os Rotary Clubs no Brasil já se mobilizaram para distribuir EPIs e cestas básicas, e para a compra de equipamentos em hospitais para aqueles que precisavam. Agora, com a fase de entrega e realização da vacinação, estamos envolvidos com a iniciativa do Unidos pela Vacina, para identificar as carências logísticas de nossos postos de vacinação. Oferecemos nossa credibilidade e capilaridade para mobilizar e conscientizar a população sobre a necessidade da vacina, seguindo a nossa estratégia de sucesso com a pólio”, diz Mário César Martins de Camargo.

Em uma etapa posterior, os clubes brasileiros também irão mobilizar sua rede nacional de voluntários para conseguir doações de insumos e equipamentos necessários à logística da vacinação, como máscaras, seringas, computadores, entre outros.

Sobre o Rotary

O Rotary International é conhecido mundialmente por seus esforços para erradicar a pólio e é um membro fundador da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio (GPEI, na sigla em inglês).

Desde que a iniciativa foi lançada em 1988, a incidência dos casos de pólio caiu mais de 99,9%. Agora, a infraestrutura que os associados do Rotary ajudaram a construir está sendo usada para combater a COVID-19, e os associados do Rotary estão usando sua experiência com a pólio para ajudar as pessoas impactadas pelo coronavírus.

O Unidos Pela Vacina é um movimento apartidário da sociedade civil e já reúne mais de 400 pessoas, entre empresários, artistas, atletas, cientistas, representantes de entidades setoriais, instituições e da comunidade. Com uma agenda de ações, o grupo atua desde fevereiro na mobilização de governos, empresários e sociedade civil para retirar entraves e fazer com que a vacinação chegue o mais rápido possível para todos os cantos do Brasil. Mais informações no site: www.unidospelavacina.org.br e no instagram: @unidospelavacina

 

 

Texto: enviado pela assessoria

Foto: Divulgação

 

Artigos Relacionados

Faculdade completa 57 anos de ensino de qualidade com atuação social à comunidade

Juliana Bontorim

Instituição assistencial realiza Festa Leilão à Pururuca

Juliana Bontorim

São Bernardo abre edição de 2024 do Craques do Futuro

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error