21 C
São Paulo
domingo, 3 mar, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Principal São Bernardo do Campo

São Bernardo chega aos Jogos Regionais com atletas olímpicos

A cidade de São Bernardo sedia a 65ª edição dos Jogos Regionais. A competição, que vai até o dia 23 de julho, reúne 21 cidades participantes da 1ª região do Estado e 4.000 atletas. São Bernardo terá uma delegação de 442 pessoas, incluindo atletas, comissão técnica e equipe de apoio e disputará todas as modalidades.
“Nossos atletas estão prontos para representar da melhor forma a nossa cidade. Temos uma grande tradição nessa competição, está em nosso DNA e tenho certeza que São Bernardo fará um grande evento. Serão dias de muito trabalho e muita torcida”, disse Alex Mognon, secretário de Esportes e Lazer da cidade.
Dessa maneira, a delegação são-bernardense terá atletas que são referência no esporte brasileiro. Entre eles, Pedro Spajari e Lorrane Ferreira, da equipe de natação do SESI-SP. Spajari é atleta olímpico (Tóquio 2021), também foi semifinalista no mundial de piscina curta na Austrália e ficou em 5º colocado no ranking nacional absoluto nos 100m livre. “Independentemente de eu já ter ido à Olimpíada, Mundial, o objetivo é o mesmo: bater de frente e ajudar São Bernardo a ser campeã”, declarou Spajari, que começou na natação aos 6 anos e aos 14 veio de Mococa, no interior paulista, treinar na Capital.

Incentivo ao Esporte

“Falei para minha mãe que era um sonho ser nadador e chegar em uma Olimpíada e, com 14 anos comecei a treinar. Mas eu ainda não cheguei ao meu objetivo final, que não é apenas uma medalha olímpica, é muito maior”, acrescentou. E esse objetivo do nadador passa também por incentivar as pessoas à prática esportiva. “Sou fã das crianças e poder ter a base aqui é muito bom, não só nos incentivando nas competições, mas no dia a dia. É gratificante ver que hoje sou um exemplo para a criançada”.
Já Lorrane, em 2022, foi campeã nos 50m livre no Troféu Maria Lenk (com índice para o mundial de Budapeste no mesmo ano) e Campeã Sul Americana (Odesur) na mesma prova. A multicampeã também disputará os Regionais pela primeira vez. “Sabemos da importância dos jogos para a cidade e todos elogiam muito essa competição que é muito famosa no Estado. Estou ansiosa para participar, darei o meu melhor para conquistar um grande resultado para a cidade”, revelou a atleta que contará com uma torcida especial: os núcleos de natação da Secretaria de Esportes da cidade.

Referência

Ser referência para as crianças que estão começando no esporte é um privilégio, segundo a atleta. “É muito legal, porque me lembra de quando comecei e como a gente se espelha nos atletas mais velhos. É muito importante lembrar desse papel e ser um exemplo para eles”, disse a velocista, que é natural de Belo Horizonte (MG) e começou a competir aos 13 anos, mas já dava as primeiras braçadas desde os 8 anos de idade.
Além disso, a equipe de natação que representará São Bernardo nos Jogos Regionais tem como treinador Fernando Vanzella. Nascido e criado na cidade, o técnico já trabalhou com figuras renomadas da natação brasileira e mundial como a multicampeã Etiene Medeiros e Thiago Pereira, dois dos principais nomes da modalidade no País. Vanzella está há 11 temporadas no comando do SESI-SP.

NÚCLEOS ESPORTIVOS

A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, possui três núcleos de natação voltados à comunidade: Paulicéia (base competição), Baetão e Aquacentro, além do núcleo do Creeba para natação paralímpica.

ABERTURA – A cerimônia de abertura dos Jogos Regionais em São Bernardo foi realizada no Teatro Inezita Barroso, localizado dentro das dependências da Arena Olímpica de São Bernardo. Além disso, a tabela e endereços dos locais de competição estão disponíveis no site: https://www.saobernardo.sp.gov.br/web/jogos-regionais-2023

TRADIÇÃO

Os Jogos Regionais incluem oito regiões esportivas do Estado e são classificatórios aos Jogos Abertos “Horácio Baby Barioni”. Dessa forma, cerca de 30 mil pessoas participam do torneio a cada ano.
1ª REGIÃO ESPORTIVA DO ESTADO – É composta pela Grande São Paulo (além de São Bernardo, estão inscritos Carapicuíba, Cotia, Diadema, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Jandira, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santo André, São Caetano e Taboão da Serra) e Baixada Santista (Cubatão, Mongaguá, Praia Grande, Santos, Peruíbe, Guarujá, Bertioga e Itanhaém).

Da Redação.
Imagens: Omar Matsumoto/ PMSBC

Artigos Relacionados

Santo Andre inicia preparativos para primeira Hamburgada do Bem de 2023

Juliana Bontorim

Startup do Grande ABC desenvolve aplicativo imobiliário

Juliana Bontorim

Solução de TV corporativa supera multinacionais em satisfação dos clientes

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error