21.4 C
São Paulo
domingo, 3 mar, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Principal São Bernardo do Campo

São Bernardo Delas promove 5 mil atendimentos a mulheres

A atividade São Bernardo Delas, promovido nesta quarta-feira (8/3) no Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib registrou 5.030 atendimentos a mulheres. Deste total, o evento contou com a participação de 2.621 pessoas na busca por vaga no mercado de trabalho, sendo 68 delas PCDs (Pessoas com Deficiência). A ação da Prefeitura, gerida por Orlando Morando, realizou-se em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, e contemplou 1.200 postos disponíveis, distribuídos entre 34 empresas participantes.
Trata-se da segunda edição do feirão voltada ao público feminino, efetivada em parceria com empresas. Os postos ofertados foram direcionados exclusivamente às mulheres, em diversas áreas de atuação (nos pilares da indústria, comércio e serviços) e níveis de escolaridade, abrangendo, inclusive, jovem aprendiz e estágio. Entre as empresas presentes com estande estavam, por exemplo, Colgate/Palmolive, Coca-Cola Femsa, Construtora Patriani, Coop, Sonda Supermercados, Wheaton do Brasil, Elevadores Otis, Sal & Brasa, Ciee e Allianz Partners.

Oportunidades

“Dia importante em que comemoramos por meio de oportunidades. Parabéns é necessário, mas mudamos esse conceito para acrescentar uma proposta concreta. No ano passado, realizamos, com muito sucesso, o primeiro feirão somente para mulheres, na Esplanada do Paço, e visando mais conforto passamos a promover os feirões no Poliesportivo, com comodidade e estrutura. Recebemos com kit lanche, respeito. Na prática, o que queremos é que elas saiam com emprego, unindo empresas e trabalhadores. Emprego é o maior programa social”, frisou o prefeito Orlando Morando.
Desempregada há dois anos e moradora do Riacho Grande, Carina Rodrigues, de 24 anos, elogiou a iniciativa do município, enaltecendo a estrutura da ação. “Gostei muito, achei ótimo, com pessoas prestativas e atenciosas. Recebi ajuda de todos, me deram confiança para voltar ao mercado. Tenho experiência como auxiliar administrativa, lanchonete, recepção e balconista. Saio daqui com boa expectativa.” Rosilene Maria de Souza, de 46 anos e moradora do Las Palmas, considerou o feirão como grande oportunidade. “São muitas oportunidades na minha área, de auxiliar de produção. Feirão importante, superorganizado. Espero conquistar uma vaga.”
Formada recentemente em nutrição, Julia Costa Campos, de 22 anos, compareceu, portanto, procurando por vaga na área de controle de qualidade. “Havia diversos campos possíveis na minha área de atuação. Estou buscando vaga com carteira assinada. Fiquei esperançosa.”

EMPRESAS

Organização por parte da Prefeitura de São Bernardo e muitas opções para o recrutamento de profissionais. Esse foi o resumo de representantes das empresas participantes do feirão.
Com sede em São Bernardo, na altura do km 14 da Via Anchieta, a Colgate-Palmolive disponibilizou vagas para auxiliar de produção, eletricista e mecânica. “A empresa está trabalhando na inserção de mulheres em sua linha de produção. Não é uma tarefa fácil, mas neste feirão apareceram muitas possibilidades de encaminhamento e futura efetivação”, comentou a analista de Recursos Humanos da Colgate, Ágata Aleixo. Sendo assim, recrutadoras fizeram uma pré-seleção no local.
Com o intuito de diversificar o perfil de trabalho, no qual o aumento de mulheres retrata uma busca da empresa para os cargos de promotoras de vendas e auxiliares operacionais, a Coca-Cola estreou nos feirões da cidade. “Trata-se de uma excelente oportunidade para nós, pois estamos aumentando o público feminino em nosso quadro. O modelo organizacional desta ação foi ótimo e nos possibilitou fazer uma importante triagem e, consequentemente, trabalhar em análise com os currículos recebidos. Nossos postos de trabalho são para cidades na Grande São Paulo e Capital”, destacou a analista de Recursos Humanos, Joyce Silvestre.
A empresa de elevadores Otis, sediada no Cooperativa, em São Bernardo, participou com o propósito de recrutamento de profissionais mulheres para áreas técnicas e operacionais. “As mulheres estão se capacitando e trabalhando mais nestes setores e a empresa tem buscado esse perfil. O que colhemos aqui nos auxiliará muito para o processo seletivo”, afirmou a coordenadora de Recrutamento e Seleção da Otis, Fernanda Belo.

SERVIÇOS

A gama de serviços disponibilizada pelo incluiu não só carreta da mamografia, serviço de saúde bucal, auriculoterapia e testagem rápida de HIV e Sífilis, vacinação, tenda do Centro de Referência e Atendimento à Mulher (Cram), mas também atividades esportivas, ação cultural “Espalhando a Leitura”, com doação de livros com a temática feminina, espaço recreativo para crianças, oficina de segurança no trânsito e assistência jurídica prestada pela Faculdade de Direito de São Bernardo.
Dessa maneira, no geral, foram aplicadas 150 vacinas, 270 atendimentos de saúde bucal, 75 de mamografia, 224 de auriculoterapia, 66 de apoio jurídico, 100 testes de saúde, 26 no espaço kids e 1.500 atendimentos na área de cultura.

Da Redação.
Fotos: Marcel Uyeta/PMSBC

Confira mais notícias da região no Portal Big ABC.

Artigos Relacionados

Indústria química promove Campanha do Agasalho no ABC

Juliana Bontorim

Ribeirão Pires celebra o Dia Internacional da Língua de Sinais

Juliana Bontorim

Passeio Inclusivo do Jeep Clube reuniu famílias em Ribeirão Pires

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error