24.1 C
São Paulo
quarta-feira, 22 maio, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Principal

São Bernardo do Campo inicia obras de canalização do Córrego dos Lima

Localizado no Centro de São Bernardo, canal ganhará novo sistema de drenagem, permitindo que capacidade de vazão de água seja ampliada em três vezes

A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Transportes e Vias Públicas, deu início às obras de canalização do Córrego dos Lima, localizado no Centro da cidade. Trata-se de mais uma ação executada pela Administração com intuito de aprimorar a infraestrutura de combate às enchentes. Ao todo, serão investidos R$ 6,2 milhões na execução de melhorias no canal, incluindo a instalação de novo sistema de drenagem, o que permitirá a ampliação da vazão de água do córrego em três vezes.

AS OBRAS

As intervenções foram iniciadas nesta terça-feira (12/01) após o prefeito Orlando Morando assinar a ordem de serviço para execução dos serviços. O vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima, e o titular da Secretaria de Transportes e Vias Públicas, Delson José Amador, estiveram presentes no início dos trabalhos.

Localizado entre a Rua Jurubatuba e a Avenida Brigadeiro Faria Lima, o Córrego dos Lima é um dos principais canais responsáveis pela drenagem da região central de São Bernardo. A canalização contemplará os 305 metros de extensão do córrego, sendo 175 metros de canal aberto e outros 130 metros de galeria fechada. Para execução da obra será necessária a utilização de 120 toneladas de aço, 1.000 m³ de concreto e a escavação de 5.000 m³. A previsão é a de que as obras sejam concluídas dentro de 180 dias.

“Nos últimos quatro anos resolvemos um grande problema que, infelizmente, castigou o Centro da nossa cidade por muito tempo: as enchentes. Com a canalização do Córrego dos Lima, daremos outro importante passo nas obras de drenagem da nossa cidade, permitindo aumentar a capacidade de recebimento de água da chuva deste canal”, explicou o chefe do Executivo.

CAPACIDADE

O projeto prevê que a estrutura da seção transversal do córrego seja ampliada de 1,5 metro para 4,50 x 3 metros. “A partir desta obra, o canal poderá captar e dar fluidez a um volume maior de água proveniente das fortes chuvas” detalhou o secretário de Transportes e Vias Públicas, Delson José Amador.

INTERDIÇÃO

Devido à realização da obra, a Travessa São Vicente de Paulo teve trecho da sua extensão interditada nesta semana para tráfego de veículos, entre a Rua Jurubatuba e a Avenida Brigadeiro Faria Lima. Com isso, a opção para motoristas que desejam seguir em direção a Jurubatuba é acessar a via pela Rua João Batista de Oliveira Lima.

 

Texto: Daniel Macário

Foto: Ricardo Cassin/PMSBC

Artigos Relacionados

Santo André realiza ArraiAu Pet no Parque Celso Daniel

Juliana Bontorim

Estudantes com Síndrome de Down se tornam prefeitos mirins em Ribeirão Pires

Juliana Bontorim

Cidade investe em novos veículos para transporte público

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error