22.5 C
São Paulo
terça-feira, 5 mar, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Saúde

São Bernardo intensifica ações em prol do Novembro Azul

Campanha reforça a necessidade de exames preventivos contra o câncer de próstata e demais doenças masculinas com ampliação de oferta no atendimento ao público nas 34 UBSs

Mês que concentra as ações de prevenção da saúde do homem, o Novembro Azul ampliará a oferta de atendimento ao público masculino nas 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de São Bernardo, especialmente com exames e consultas para detecção precoce de câncer de próstata, além de busca ativa de pacientes e palestras com orientações sobre as principais doenças que mais acometem o público masculino, que incluem ainda, a diabetes, a hipertensão, a obesidade, entre outras.

De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, esta é uma campanha com engajamento mundial de grande importância para realização de exames de rotina. “O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do País, atrás apenas dos tumores de pele. A idade é o principal fator de risco para a doença. Mesmo assim, em qualquer faixa etária é importante estar alerta aos sintomas e procurar uma unidade de saúde a qualquer percepção de anormalidade no corpo”, reforçou.

AVALIAÇÃO BUCAL – A saúde oral dos homens também receberá atenção especial, com avaliação bucal realizada pelas equipes odontológicas e demais procedimento de profilaxia de doenças, como a limpeza dentária, orientações sobre escovação e hábitos saudáveis, além de campanha antitabaco.

NOVEMBRINHO AZUL – Diferencial da campanha neste ano, o Novembrinho Azul será agregado ao calendário, com o objetivo promover ações direcionadas à proteção e à promoção da saúde de meninos de até 15 anos de idade, entre elas vacinação de rotina com busca ativa das carteiras com doses em atraso, avaliação bucal, entre outras.

DIA D – No dia 25 de novembro, as 34 UBSs estarão abertas das 8h às 17h para o Dia D da campanha de Novembro e Novembrinho Azul, reforçando as ações de prevenção de saúde do público masculino e a atualização da carteira de vacinação para todos os públicos.

ILUMINAÇÃO ESPECIAL – Para celebrar o mês da conscientização contra o câncer de próstata, o Paço Municipal receberá, também a partir desta quarta-feira (1/11), iluminação especial em azul. A decoração ficará exposta durante todo o mês de novembro, como forma de alertar o público masculino sobre a importância dos exames preventivos.

Da Redação

Foto: Omar Matsumoto/Divulgação

Confira mais notícias em Portal Big ABC 

Artigos Relacionados

OSSEL Assistência lança serviço de consulta médica online

Juliana Bontorim

Ribeirão Pires realiza encontro para comemorar o Dia dos Médicos

Juliana Bontorim

CAPS de Ribeirão Pires promove caminhada em prol da saúde mental

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error