22.5 C
São Paulo
terça-feira, 5 mar, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Esportes

São Bernardo promove 5ª pedalada do Caminhos do Capivary

Aberta para inscrições, 5ª pedalada do Caminhos do Capivary conta com tradicional percurso de 32 quilômetros e será realizada no dia 22 de outubro

Com o tradicional percurso aproximado de 32 quilômetros de distância, que inclui trechos de estrada de terra e asfalto, agregado a roteiro ecoturístico que abriga grande variedade de espécies da fauna e flora da Mata Atlântica, a cidade de São Bernardo irá abrigar o 5ª Pedalada Caminhos do Capivary. Recheado das belezas naturais do município, o evento, já com inscrições abertas, aparece nesta edição em nova época do ano, marcado para o dia 22 de outubro (domingo).

A atividade, organizada em parceria pelas secretarias de Meio Ambiente e Proteção Animal, de Esportes e Lazer e de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo, tem a concentração a partir das 7h, com saída prevista às 7h30. O ponto de encontro da pedalada ecológica será o Clube de Campo CCS (Estrada Henrique Rosa, 2.000, Jardim Tupã). Voltada a adeptos do ciclismo, a iniciativa envolve, especialmente, a região conhecida como Pós-Balsa, passando em seu traçado por paisagens e histórias desconhecidas para muitos residentes da cidade.

“Além da prática de atividade física, a rota do Capivary possibilita vivência com a natureza, permitindo a contemplação de belas paisagens, diversas espécies vegetais nativas e muitas aves. Há espaços de lazer e alimentação, bem como de resgate da história da colonização de São Bernardo. É autoguiada, sinalizada e ainda tem rotas adjacentes que levam a outros atrativos da região, conservando alguns aspectos do modo de vida rural“, afirmou a titular da pasta de Meio Ambiente de São Bernardo, Dra. Regina Célia Damasceno.

O roteiro ecológico abrange série de atrativos turísticos, como pesqueiros, chácaras de lazer, alambique e, ainda, registra três aldeias indígenas guarani, povo originário da região. A extensão do caminho se dá às margens do Reservatório Billings e ao lado do Parque Estadual da Serra do Mar.

A última edição, realizada em 2022, reuniu quase 200 ciclistas. Devido ao longo trajeto e com muitas subidas, a atividade não é recomendada para iniciantes – grau de dificuldade de médio a alto. Por questões de segurança, o uso do capacete é obrigatório. Já a utilização de luvas e óculos de proteção entram como indicação, assim como garrafa de água para hidratação, roupas confortáveis e bike revisada e apropriada para trilha.
PARTICIPAÇÃO – As inscrições para o Pedal Caminhos do Capivary são gratuitas e devem ser efetivadas pelo site da Secretaria de Meio Ambiente. A idade mínima é de 14 anos, acompanhado de maior responsável.

Confira mais notícias em Portal Big ABC.

Foto: Ricardo Cassin/Divulgação

Da Redação

Artigos Relacionados

Revitalizado com grama sintética, estádio tradicional pode receber jogos oficiais

Juliana Bontorim

Biblioteca Municipal sediará centro de jogos eletrônicos

Juliana Bontorim

Judoca do ABC conquista ouro no Aberto Pan-Americano de Bariloche

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error