22.8 C
São Paulo
sábado, 2 mar, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Principal São Bernardo do Campo

São Bernardo promove Semana da Água

Com o intuito de conscientização sobre a importância da preservação de riquezas naturais da cidade, a Prefeitura de São Bernardo, governada por Orlando Morando, promove programação especial dedicada à Semana da Água, entre os dias 22 e 28 de março. A lista de atividades abre quarta-feira (22/3), Dia Mundial da Água, com ação do Programa Remando para a Vida, no Parque Natural Municipal Estoril, que incluirá mutirão de limpeza da Represa Billings.
A medida se dará com os assistidos do Remando para a Vida, programa que atende cerca de 250 pacientes da rede de saúde mental de São Bernardo, utilizando a água como consultório. Em caiaques e stand-up paddle, pacientes do projeto, com a participação de voluntários do Parque Estadual Águas da Billings, farão a retirada de resíduos da represa. Todo o lixo será separado, coletado e, posteriormente, sistematizado o resultado sobre a quantidade de resíduo recolhido.

Mananciais

“São Bernardo tem 52% do território inserido em área de proteção de mananciais. Poucos municípios possuem a riqueza que São Bernardo tem, com 75 quilômetros quadrados de espelho d’água, em seus 408 quilômetros quadrados de extensão territorial. Por isso, a semana voltada ao Dia Mundial da Água e ao Aniversário da Billings é período essencial para mobilizar e alertar toda população em torno da manutenção do nosso ecossistema”, ressaltou o prefeito Orlando Morando.
A programação, elaborada pela Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal, junto com a pasta da Educação, também terá ação pelos 98 anos da represa. Será no domingo (26/3), das 10h às 15h, entre a Praça do Riacho Grande e a Biblioteca Machado de Assis. Na abertura contará com a titular da pasta de Meio Ambiente, Regina Célia Damasceno, que anunciará o lançamento do Projeto Renascentes. Além disso, haverá palestras durante o dia e coral do Riacho.
Regina destacou o papel essencial da água para o planeta Terra. “Construímos uma semana de atividades, todas elas com o intuito de nos relembrar da importância de valorizarmos e cuidarmos das nossas águas, que, em especial no nosso município, são fundamentais não só para São Bernardo, mas para toda a metrópole, por meio da represa já quase centenária.”


Rede Municipal

As atrações incluem também visita ao Estoril, na quinta-feira (23/03), por meio do Roteiro Educador, com alunos do 5º ano da EMEB Bruno Massone. Além de passeio pelas margens da Billings com a EMEB Marly Buissa, no dia 27, tendo como ponto de partida a Prainha do Riacho.
Outra ação que marcará a data será o evento do Guardiões da Billings. Terá enfoque na coleta seletiva, no dia 28 de março, sob o tema “Para onde vai o nosso lixo?”, no auditório do Cenforpe. A iniciativa envolve mobilização pela campanha, com participação das cooperativas, bem como teatro, música e atividades com alunos da rede municipal de Educação.

Da Redação.
Fotos: Gabriel Inamine e Ricardo Cassin/PMSBC

Confira mais notícias da região no Portal Big ABC.

Artigos Relacionados

MBIGUCCI realiza palestra no Conecta Imobi

Juliana Bontorim

Região recebe jantar-show com encontro de bandas de rock nacional

Juliana Bontorim

Alunas da rede municipal de São Caetano participam do campeonato mundial de tecnologia

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error