23.8 C
São Paulo
quinta-feira, 22 fev, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Principal São Bernardo do Campo

São Bernardo promove Semana da Mulher com exames de prevenção ao câncer

Na programação do Março Lilás, promovido em alusão ao Dia internacional na Mulher (8/3), a Prefeitura de São Bernardo realiza, entre segunda e sexta-feira (6 a 11/3), a Semana da Mulher. Sendo assim, haverá oferta de exames de prevenção ao câncer de colo de útero e de mamas e demais exames de atenção à saúde da mulher. A ação é realizada nas 33 Unidade Básica de Saúde (UBS), das 8h às 17h, por agendamento, conforme disponibilidade de demanda em cada unidade.
De acordo com o prefeito Orlando Morando o objetivo é sensibilizar as mulheres ao tema e ao tratamento precoce durante todo o período, com intensificação das coletas de colpocitologia oncótica (Papanicolau), priorizando as mulheres que estão há mais de dois anos sem realizar o exame. “Toda nossa estrutura estará à disposição para que os exames de prevenção e de atenção à saúde da mulher possam ser feitos, inclusive no sábado, para as mulheres que trabalham e eventualmente não consigam fazer seus exames de segunda a sexta”, enfatizou.

VACINA CONTRA HPV

Um dos principais mecanismos de prevenção das infeções sexualmente transmissíveis (IST) e, consequentemente, do câncer de colo de útero, a vacina contra o HPV está disponível por livre demanda, para meninas e meninos de 9 a 14 anos, conforme explica o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho. “Essa dose está disponível durante todo o ano e faz parte do calendário anual de imunização. No momento, estamos com o percentual de cobertura vacinal muito baixo, o que é bastante preocupante. Com o ciclo vacinal completo, uma série de doenças pode ser evitada na vida adulta da mulher”, reforçou.

DIA D

Sendo assim, no sábado (11/3), Dia D, além de todas as atividades de prevenção da saúde da mulher nas 33 UBSs, a Carreta da Mamografia ofertará o exame por livre demanda, das 8h às 17h, com último bloco de atendimento às 16h, na Praça da Matriz (Rua Marechal Deodoro). Neste dia, serão distribuídas 40 senhas na parte da manhã e outras 40 na parte da tarde. Para a realização da mamografia, mulheres de 50 a 69 anos não precisam apresentar o pedido médico. As demais faixas etárias devem estar com a solicitação em mãos.


DEMAIS ATIVIDADES

As UBSs ofertarão rodas de conversa, orientações sobre a inserção de dispositivo intrauterino (DIU). Não só haverá atualização da situação vacinal, mas também vacinação contra a Covid-19 para todos os públicos. No Dia D, terá rastreamento do câncer bucal, com programa Abre a Boca para a Saúde, entre outras atividades, conforme a agenda de cada unidade.

Da Redação.
Fotos: Gabriel Inamine e Omar Matsumoto/PMSBC

Artigos Relacionados

Paetê Closet lança coleção outono/inverno em desfile beneficente em São Bernardo

Juliana Bontorim

Instituição financeira oferece solução para pagamentos via WhatsApp

Juliana Bontorim

Santo André recebeu terceira edição da Hamburgada do Bem

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error