22.8 C
São Paulo
sábado, 2 mar, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Principal São Bernardo do Campo

São Bernardo promove seminário sobre visibilidade do povo indígena

Com o intuito de dar visibilidade aos povos indígenas e mostrar um panorama atual da população originária na cidade, a Prefeitura de São Bernardo promoveu na quinta-feira (11/8) o seminário Agosto Indígena: O Povo Guarani em São Bernardo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal, além das pastas de Assistência Social e Cultura e Juventude. O evento ocorreu no auditório da Pinacoteca, e registrou a presença de aproximadamente 200 pessoas.
A atividade integra a programação pelos 469 anos do município, visando estimular o respeito à cultura indígena. Em São Bernardo existem, atualmente, três aldeias guarani: Guyrapaju, Kuaray Rexakã e Nhanderu Mirim, localizadas na região do Pós-Balsa, bairro Curucutu, onde vivem cerca de 130 indígenas. Outra aldeia, a Krukutu, bastante visitada e estruturada, fica localizada bem próxima à divisa da cidade com Parelheiros, em São Paulo. O território conta com oito aldeias, com mais de 1.500 nativos.
“Honra participar deste evento especial. Embora o tema esteja agora em voga, sempre foi de absoluta importância. Estamos falando de nossas ancestralidades. Para além da cultura de paz, de reverência e respeito à natureza, que eles comungam e podem compartilhar, há preocupação com os ativistas. Muitos estão dedicando não só a vida como até a morte em defesa da causa do meio ambiente. Se cada um sair daqui um pouco mais conscientes do quão é fácil fazer essa transformação já nos daremos por satisfeitos”, pontuou a secretária de Meio Ambiente de São Bernardo, Regina Célia Damasceno.

Dia Internacional dos Povos Indígenas

O seminário ocorreu entre as ações pela comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado em 9 de agosto, data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para nortear os debates sobre o significado de garantir condições de existência dignas aos povos indígenas. O censo de 2010, último registrado no País, aponta que há mais de 800 mil indígenas vivendo no Brasil, de 305 etnias diferentes e falando 274 línguas nativas, o que dá a dimensão da diversidade.
Entre os assuntos abordados estavam o cuidado e preservação do povo originário e demarcações. Representantes da Funai e do Ministério Público Federal (MPF), bem como lideranças de aldeias da cidade estiveram presentes no seminário. Integrante da Guyrapaju – a primeira instalada em São Bernardo –, Elson Mirim da Silva destacou a importância da luta pela sobrevivência do povo indígena e de reduzir o distanciamento da sociedade. “É importante conhecer para respeitar. Essa iniciativa tem muito significado para termos mais respeito. Momento de fazer discussões. Podemos obter um futuro melhor.”
A iniciativa nasceu do comitê oficialmente implantado pela Prefeitura para discutir questões indígenas. Procurador da República, Steven Zwicker parabenizou o município pela medida. “É uma iniciativa que estamos acompanhando desde 2017. O grande marco foi o decreto que institucionaliza o comitê de assuntos indígenas na cidade. O Ministério Público entra como convidado. O seminário ajuda a aproximar, oportunidade de se desfazer estereótipos, de desmistificar concepções errôneas e perceber que é uma população que vive no município, são cidadãos da cidade, em que pese seja uma cultura diferenciada.”

TERRITÓRIO DO POVO INDÍGENA

Ainda pouco conhecida por muitos dos habitantes da Região Metropolitana de São Paulo, a terra indígena Tenondé Porã, que compreende parte do território com os povos originários da cidade, tem cerca 159,69 quilômetros quadrados, estendendo-se por São Bernardo, Capital e pelos munícipios da Baixada Santista, a exemplo de São Vicente e Mongaguá.

Da Redação
Imagens: Divulgação/PMSBC

Artigos Relacionados

Após falecimento de tutora, mais de 30 gatos precisam de um novo lar

Juliana Bontorim

Gastronomia e arte: O que o isolamento pode propiciar?

Juliana Bontorim

Entidades jornalísticas se unem para produzir conteúdo

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error