21 C
São Paulo
quinta-feira, 17 out, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Principal

São Caetano encerra 31ª Festa Italiana com recordes

148 mil visitantes e R$ 4 milhões arrecadados pelas entidades

Um fim de semana (24 e 25/8) de temperaturas baixas, mas de muita emoção, alegria, confraternização e de consolidação de recordes. Assim foi o encerramento da 31ª Festa Italiana, maior festa temática do ABC e uma das maiores do Estado de São Paulo e do Brasil, que aconteceu durante quatro fins de semana de agosto, no Bairro Fundação.

O evento registrou recordes de público e de arrecadação pelas 31 entidades assistenciais participantes. Cerca de 148 mil pessoas compareceram nas oito noites, público que se deliciou com a gastronomia do País da Bota e contribuiu com a manutenção e aprimoramento das atividades desenvolvidas pelas instituições, que arrecadaram aproximadamente R$ 4 milhões.

“A Festa Italiana já se tornou um patrimônio histórico imaterial e tem sido aprimorada a cada edição. Prova disso é a realização deste ano, com recordes superados. Isso foi possível, também, pela utilização do Parque Municipal Província de Treviso, que dá mais conforto aos visitantes, sempre com muita segurança, com a nossa Guarda Civil Municipal e as polícias Militar e Civil, além do monitoramento por drones. Mais um ano em que não tivemos um único incidente”, ressaltou o prefeito José Auricchio Júnior.

O deputado estadual Thiago Auricchio também prestigiou o encerramento. “Tenho uma memória afetiva desde quando eu era criança e vinha à Festa Italiana com meus pais. Naquela época já tínhamos a figura do Fred Rovella, nosso eterno ‘pula-pula São Caetano’. É sempre uma alegria muito grande estar aqui confraternizando com a nossa gente.”

Figura mais que especial, presente desde a primeira edição, em 1993, o cantor Fred Rovella falou, emocionado, sobre o mais tradicional evento cultural de São Caetano. “Tenho um carinho imenso pela Festa Italiana e posso dizer, do fundo do meu coração, que é a mais organizada festa que homenageia o povo italiano do Brasil. Essa organização, nós temos de agradecer ao prefeito José Auricchio Júnior, à Fundação Pró-Memória, na figura do Charly Farid Cury, e ao secretário de Cultura, Erike Busoni.”

A senhora Maria Aparecida, que mora no Bairro Santo Antônio, há 66 anos, afirmou que não perde uma edição da Festa Italiana “Venho há muitos anos prestigiar a culinária e os shows que trazem muito da cultura italiana. Sou neta de italianos e essa festa me lembra da minha história.” Neste ano, ela trouxe sua prima Sandra, que veio de São Paulo, do bairro Bela Vista. “Foi muito bom vir prestigiar a Festa Italiana, onde a comida é muito boa e as músicas muito animadas”, finalizou Sandra.

ATRAÇÕES

O fim de semana de encerramento da 31ª Festa Italiana teve duas grandes atrações. No sábado, a presença internacional da cantora italiana Mafalda Minnozzi esquentou o público. “Estou muito feliz em poder participar desta grande festa, que representa a Itália e suas tradições”, afirmou.

Já no domingo quem subiu no palco foi o cantor e compositor Toquinho. “Estou muito agradecido e emocionado pelo carinho recebido desde que cheguei a São Caetano e, principalmente, pela presença de cada um de vocês que estão aqui, neste friozinho. Vamos esquentar isso aqui”, ressaltou o cantor, que alegrou e emocionou o público com Aquarela, entre outros sucessos.

Acesse o site para mais notícias e visite nossa página no Instagram @portalbigabc

Da Redação

Foto: Eric Romero e Letícia Teixeira/ Divulgação

 

Artigos Relacionados

Gastronomia e arte: O que o isolamento pode propiciar?

Juliana Bontorim

Santo André terá hospital veterinário destinado a pets de tutores de baixa renda

Juliana Bontorim

Startup do Grande ABC desenvolve aplicativo imobiliário

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error