23.4 C
São Paulo
quarta-feira, 28 fev, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Principal São Bernardo do Campo

Sehal celebra 79 anos de trajetória no Grande ABC

Fundado em 12 de julho de 1943, o Sehal completa 79 anos de uma longa história. No decorrer do período, o sindicato patronal implantou serviços, lançou benefícios e continua atuando com a finalidade para a qual foi criado: atender e defender os interesses de seus associados e jurisdicionados. Tem na sua base de atuação mais de vinte mil estabelecimentos nas cidades de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.
“Dando continuidade a essa história, estamos aqui, empresários e amigos, com o firme propósito e atuante para apoiar você, associado! Sem esquecer os jurisdicionados, seguimos com iniciativas de capacitação profissional para melhor gestão dos empreendimentos e eficiência de seus trabalhadores. (…)”, Beto Moreira, presidente do Sehal
Beto Moreira foi reeleito presidente do Sehal para o próximo mandato, de 2022 a 2027. O dirigente conquistou a reeleição em duas disputas, desde que assumiu a presidência do Sehal (2013/2017 e 2017/2022).

História
– Em julho de 1943, um grupo de empresários do ABC Paulista se reuniu para fundar o sindicato patronal. José Colleone foi o primeiro presidente. A visão empreendedora e a transformação da década seguinte com a implantação da indústria automotiva foram fundamentais para a sua atuação.
– A década de 1980 trouxe marcas econômicas da ditadura e surge um novo desafio: enfrentar e mudar a economia regional, porém, é justamente nesse cenário que os sindicatos ganharam força e o reconhecimento merecido, devido as batalhas pela categoria.
Na chegada dos anos 1990 foram instalados hotéis, casas de shows e eventos, bares, pizzarias, restaurantes, entre outros, em todo o Grande ABC. Essa movimentação gerou imensa oportunidade de produção local. Sempre antenado à movimentação social e econômica, rapidamente o Sindicato passou a oferecer diversos serviços às empresas sócias e não-sócias e aos seus colaboradores e parceiros.
– O nome era Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Grande ABC, sediado na Avenida Padre Anchieta, 630, Bairro Jardim, e tinha como Presidente Dr. Bruno Boschetti; Tesoureira, Maria Aparecida Zavala e como secretária, Dra. Selma Denize Tonelotto,
– Em junho de 1997 houve a inauguração da nova sede do Sindicato, que passou a ser na Rua Gonçalo Fernandes 153, conjunto 103, Jardim Bela Vista. Antes era na Avenida Padre Anchieta, 630, Bairro Jardim, já com o então presidente eleito, Wilson Bianchi.
– Nos anos de 1998, os boletins traziam o nome Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC, com o logotipo atualmente conhecido e com a denominação Sehal.
Com a sua base territorial em todas as setes cidades do Grande ABC, no final dos anos 1990, eram 10 mil empresas e 100 mil postos de trabalho, que movimentavam R$ 2,5 bilhões ao ano na economia regional. Os cursos eram gratuitos, patrocinados pelo próprio Sindicato e as empresas associadas.
– Já em 1999 começaram as oficinas do Projeto Régua e Compasso, voltado para crianças carentes, uma parceria do Olodum e Sehal. Na atividade, as crianças e os jovens aprendiam a construir instrumentos e posteriormente, se entrosar com o ritmo peculiar do Olodum, nos mesmos padrões do grupo da Bahia. As aulas eram teóricas e práticas.
Assim como em Santo André e São Bernardo do Campo, o Sehal trouxe o lançamento do Festival Gastronômico também para São Caetano do Sul.
– Em 2003 a sede do Sehal passa a ser na Rua Laura, 214, Vila Bastos, no atual endereço.
– Em 2005 o Sehal integra a direção da Fhoresp (Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e similares do Estado de SP). (
– Em 2007, o Sehal comemorou a marca de 10 mil participantes em seus cursos, na formação e especialização profissional de funcionários e proprietários de bares, restaurantes, hotéis e motéis.
– Considerada uma das grandes conquistas da época, o Sehal inaugura em 2010, a Escola de Gastronomia e Hotelaria, o conhecido Restaurante-Escola, no Cenforpe, em parceria com a Prefeitura de São Bernardo do Campo. Os cursos formavam mão de obra qualificada para os hotéis e restaurantes da Região.
– Em 2013, Beto Moreira assume a presidência do Sehal junto com nova diretoria, cumprindo o primeiro mandato até 2017. No ano em que assumiu, o Sindicato completou 70 anos.
– Em 2017 é lançada a Aethal (Associação das Empresas de Turismo, Hospedagem e Alimentação), em âmbito estadual, e como braço social do Sehal. A Associação tem Beto Moreira, como presidente.
Em 2019 chega o desastre para o mundo e quase devasta o setor: a pandemia da covid-19. No Brasil, os primeiros casos de coronavírus foram relatados em 2020. Diante do fato inesperado e da crise que se instala, o Sehal toma à frente de toda categoria para ajudar os empresários a enfrentar um período tão difícil.

Nova sede

– Em 2021 o Sehal inaugura sua subsede em São Bernardo do Campo. A segunda unidade do sindicato patronal na Região. As instalações estão localizadas no Condomínio Comercial Rotterdan, Rua Marechal Deodoro, 1784, sala 8, Centro. A iniciativa também solidifica a atuação do Sehal em São Bernardo, que já recebeu importantes ações, entre as quais festivais gastronômicos, além de palco de grandes conquistas da instituição que resultaram em benefícios para seus associados e todo o setor de gastronomia e hotelaria.

 

Da Redação.

Imagem: Divulgação SEHAL

Artigos Relacionados

Cidade anuncia criação de Conselho Municipal dos Direitos Humanos

Juliana Bontorim

Miss Melhor Idade de Santo André vence edição estadual do concurso

Juliana Bontorim

Prefeitura e USCS anunciam UBS Universitária e nova Clínica Odontológica no Centro de São Caetano

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error