22.5 C
São Paulo
terça-feira, 5 mar, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Meio Ambiente

Tem Abelha no Meu Jardim será realizada em Diadema

Gratuito e educativo, o passeio é boa opção para todas as idades, basta chegar e participar; projeto no Borboletário começa com café e termina com plantio de flores no domingo.

Parceiro ambiental da Prefeitura de Diadema, o projeto Tem Abelha no Meu Jardim promove encontro sempre no primeiro domingo do mês, no Borboletário de Diadema. O próximo vai acontecer dia 5/11, das 8h às 13h, com entrada livre.

Além de um gostoso passeio na natureza, o evento é educativo e ensina sobre abelhas nativas e a importância delas para um meio ambiente equilibrado e saudável. A atividade é aberta ao público em geral e não é necessário fazer inscrição.

A cada encontro, as pessoas trocam ideias e experiências, fazem novas amizades e aprendem sobre as diversas espécies de abelhas nativas. Lá, também conhecem e degustam diversos tipos exóticos de mel, famosos pela qualidade nutricional e propriedades medicinais.

“Os encontros são para aprender na prática sobre as nossas abelhas nativas. Nosso projeto quer socializar informações e conhecimentos para quem é fascinado ou não pelo mundo das abelhas e seus meis”, explicou Natale Nicoló, coordenador do projeto.

Iniciada em fevereiro deste ano, a parceria do projeto “Tem Abelha no Meu Jardim” com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, está sendo bem sucedida. Nesse período, os encontros mensais já atraíram mais de 600 participantes de todas as faixas de idade.

Programação começa com café da manhã e termina com plantio de flores

Os encontros mensais do “Tem Abelha no Meu Jardim” começam sempre com café da manhã colaborativo, das 8h às 9h30, apenas no primeiro domingo do mês. “Quem puder colaborar, pode levar um prato de doce ou salgado. Como se trata de um encontro de educação ambiental, outra dica importante e necessária é que cada pessoa leve consigo sua própria caneca”, orientou Natale Nicoló.

Depois disso, o público participa de um bate-papo sobre abelhas, visita os meliponários e ninhos naturais, caminha pelo Jardim Botânico e ainda pratica e aprende confecção de abrigos provisórios. Também tem degustação de mel, sorteio de prêmios e mutirão para plantio de mudas de flores que servem para alimentar as abelhas nativas.

“Nosso plantio de flores celebra a primavera como a estação das flores, além de criar um pasto melífero para as abelhas nativas. O mutirão encerra o nosso evento e é para todos que quiserem participar e ajudar, colocando a mão na terra”, explicou Natale.

Vale ressaltar que não é necessário fazer inscrição prévia, basta chegar e participar. Outras recomendações para aproveitar melhor o passeio são o uso de tênis e calça. Importante também é que os visitantes levem a própria caneca e garrafa d’água.

“Relembrando que no local tem estacionamento gratuito para os visitantes, mas são poucas vagas, então cheguem cedo. Além disso, pedimos a todos que compartilhem nosso evento nas suas redes sociais e grupos”, destacam os organizadores.

Para mais informações sobre o projeto “Tem Abelha no Meu Jardim”, ligue 98181-6180.

SERVIÇO
Encontro do projeto “Tem Abelha no Meu Jardim”
Local: Borboletário de Diadema (rua Ipitá, 193 – Jardim Inamar)
Data/horário: 5 de novembro (domingo), das 8h às 13h
Entrada livre

Da Redação
Foto: Dino Santos/Divulgação

Artigos Relacionados

Parque Regional da Criança promove Gincana Ecológica

Juliana Bontorim

Parque agrega 90% de Mata Atlântica e se torna opção de lazer aos finais de semana

Juliana Bontorim

Programa sustentável coleta resíduos eletrônicos para destinação e tratamento adequados

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error