22.8 C
São Paulo
sábado, 2 mar, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Principal Santo André

Trilhas de Paranapiacaba terão cadeiras adaptadas para pessoas com deficiência

As trilhas de Paranapiacaba ficarão acessíveis a cadeirantes. A novidade terá início em julho, quando começarão a utilizar seis cadeiras adaptadas para pessoas com deficiência. Os equipamentos foram doados pelo Governo do Estado, por meio do programa Cidade Acessível.
Sendo assim, no dia 25 de abril realizou-se, em Paranapiacaba, um curso de capacitação para o atendimento às pessoas com deficiência. E também para a utilização de seis cadeiras adaptadas nas trilhas. Participaram monitores ambientais, funcionários do Parque Nascentes de Paranapiacaba e do Parque do Pedroso. Também alunos do Projeto Caeté, que promove formações gratuitas para quem deseja atuar na área socioambiental e produção artesanal.
“Os equipamentos estarão disponíveis para a população no mês de julho. Até lá, além do curso e treinamentos, vamos fazer teste em todas as trilhas e verificar em quais é possível implementar as cadeiras adaptadas”, diz o secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli. O Parque Nascentes de Paranapiacaba possui seis trilhas, com níveis de dificuldades fácil, médio ou difícil. Os percursos variam de 575 metros,  nas trilhas dos Gravatás e das Hortências, até 4.118 metros na trilha da Comunidade.

Estrutura

Além disso, o secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli, lembra que o secretário Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, visitou Paranapiacaba. “O trabalho em conjunto com a Secretaria Estadual da Pessoa com Deficiência será fundamental para avançarmos no turismo acessível, com oportunidade de todos conhecerem a história e a beleza natural da vila inglesa”, frisa.

O atual secretário da Pessoa com Deficiência realizou o cadastro de Santo André no programa Cidade Acessível no ano passado. Além disso, a parceria com o programa estadual já resultou na instalação da primeira academia adaptada, entregue em dezembro, no Parque do Pedroso.
“Já neste ano, em parceria com nosso prefeito Paulo Serra, conseguimos tirar do papel mais uma ação que promove a acessibilidade para quem tem mobilidade reduzida e para quem é usuário de cadeira de rodas. Estou muito satisfeito com a entrega das seis cadeiras adaptadas para trilha, que trarão uma nova oportunidade de lazer para as pessoas com deficiência, e feliz pela capacitação dos profissionais que atuam na vila e estarão melhor preparados para o atendimento e a inclusão de todos”, diz o secretário da Pessoa com Deficiência, Jobert Minhoca.
Sendo assim, Daniele Aparecida Gonçalves da Costa, assessora da Seção de Concessões e Permissões, vinculada ao Núcleo de Negócios e Parcerias e Sustentabilidade da Fundação Florestal de São Paulo ministrou o curso de capacitação. Dessa maneira, quando as cadeiras adaptadas estiverem disponíveis , os interessados deverão se dirigir ao Centro de Visitantes do Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba.  Rua Direita, nº 371, de terça a domingo, das 9h às 16h.

Da Redação.
Fotos: Eduardo Merlino/PSA

Artigos Relacionados

Atividade presencial estimula reflexão de crianças sobre meio ambiente

Juliana Bontorim

Pesquisa da USCS estuda intervenção psicológica de apoio com música durante a quimioterapia

Juliana Bontorim

Festa Italiana de São Caetano retorna em sua 29ª edição

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error