24.5 C
São Paulo
domingo, 10 dez, 2023
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Principal

Uma centena de emoções: A vida e trajetória da renomada escritora Clarice Lispector

Em dezembro de 2020, celebramos o centenário de uma das escritoras brasileiras mais importante da história da Literatura: Clarice Lispector.

Atualmente, muito conhecida por todas as frases impactantes, trechos e citações de seus livros (e algumas falas que são atribuídas erroneamente) compartilhadas em mídias sociais.

Mas Clarice, se posso ter a ousadia de chama-la só pelo primeiro nome (abrasileirado depois da chegada ao Brasil), é muito mais que isso. Ela é uma estrela apaixonante que se mantém perto dos nossos corações mesmo após mais de 40 anos da sua partida.

Crédito: Divulgação/Retirada da Internet

Nascida em Chechelnyk, na Ucrânia, em 10 de dezembro de 1920, veio ainda bebê para o Brasil. Seus pais, judeus, fugiam da perseguição antissemita. Inicialmente, morou em Maceió. Depois Recife e, com a morte da mãe, mudou-se para o Rio de Janeiro.

Graduou-se em Direito, no entanto, a literatura corria em suas veias desde pequena. Na infância, escreveu uma peça e contos, estes, enviados também para a página infantil do jornal local. Já na Universidade, trabalhou como jornalista e amor pelas letras venceu.

Em 1943, naturalizou-se brasileira para poder casar. No mesmo ano, publicou o primeiro livro, “Perto do Coração Selvagem”.

Seguiu com suas produções de contos e textos enquanto viajava pelo mundo com o marido diplomata.

Retornou ao Rio de Janeiro ao se divorciar e, a partir daí, vieram as publicações de algumas das grandes obras de sua carreira: “Laços de Família”, “A Paixão Segundo G.H” e “A Hora da Estrela”, último romance publicado em vida.

Grandiosa e única. Essa foi e sempre será Clarice Lispector.

Única mulher entre os autores de língua portuguesa mais traduzidos. 32 idiomas! O romance “A Hora da Estrela” foi o que obteve mais versões estrangeiras e possui uma adaptação cinematográfica.

Crédito: Divulgação/Retirada da Internet

Trabalhou como jornalista, escritora e tradutora. Reconhecida nacional e internacionalmente, estudada ao redor do mundo e premiada. Entre os mais importantes, destaca-se o Prêmio Jabuti.

Nos gêneros em que escreveu, encontram-se romances, contos e ensaios. Suas temáticas são atemporais e universais. Em seus textos são abordados assuntos psicológicos e existenciais, utilizando epifanias, fluxos de consciência e monólogos interiores.

Muito admirada, era vista como um mistério, reservada, um enigma. E, até hoje, encanta a todos com o seu talento e escrita ímpares.

 

Para mais resenhas siga o instagram – @notasdaleitora

 

 

Texto: Andressa Rivas – 

Leitora apaixonada pelos universos encontrados nos textos dos seus autores favoritos. Escritora aspirante, resenhista, listeira e blogueira nas horas vagas.

Foto: retirada da internet – Editora Rocco

 

 

Saiba mais em www.conteminformacao.com.br

Artigos Relacionados

Shopping recebe magia de Natal do Mundo Bita com iluminação especial

Juliana Bontorim

Com show de César Menotti & Fabiano, festa solidária arrecada mais de R$ 1 milhão

Juliana Bontorim

2º Open ABC Paulista de Beach Tennis Madalena agita a região

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error