O vereador Jorge Kina (PSDB), de Santo André, morreu na noite desta segunda-feira (29) vítima de complicações da Covid-19. O tucano, 55 anos, estava entubado no Hospital das Clínicas, na Capital, após ser transferido da unidade de campanha municipal, onde ficou internado desde o dia 1º de março. Exercendo o segundo mandato, ele deixa mulher e três filhos.
O presidente da Câmara, Pedrinho Botaro (PSDB), registrou profundo pesar pela morte do correligionário e colega de Legislativo. “É com grande pesar que comunico o falecimento do amigo vereador Jorge Kina. Ele estava com sequelas da Covid e veio a falecer nesta noite (de ontem). Como presidente (da casa), lamento o falecimento desse vereador imbatível e lutador da nossa cidade. Fez ótimo mandato na legislatura passada (na ocasião como suplente) e foi eleito diretamente para a atual com méritos. Lutou para se recuperar, mas depois de tantos dias entubado, perdemos um amigo, de PSDB, mas em especial da Câmara.”
História
Jorge Kiomassa Kina nasceu em Santo André em 30 de maio de 1965. Aos 13 anos foi aprendiz em um escritório de arquitetura, que acabou levando para esta profissão. Trabalhou em bancos como Banespa e América do Sul, até sua formação como arquiteto e urbanista em 1991.
Em 2016 foi eleito como suplente, mas logo assumiu uma cadeira no Legislativo, ainda filiado ao PSB. Migrou para o PSDB em 2020 e foi eleito vereador com 3.523 votos. Foram 1.023 indicações, 283 ofícios, 185 requerimentos e 12 projetos de lei.
Texto e informações: Repórter Diário
Foto: Divulgação