23.4 C
São Paulo
quarta-feira, 28 fev, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Principal São Bernardo do Campo

Virada Cultural integra festejos do aniversário de São Bernardo

 Em celebração ao aniversário de 469 anos, a Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria da Cultura e Juventude, realiza a quinta edição da Virada Cultural. Durante os dias 5, 6 e 7 de agosto (sexta-feira, sábado e domingo), a população terá à disposição diversas atividades gratuitas. Entre elas, sarau literário, exibição de filmes, apresentações circenses e teatrais, arena gospel e um corujão de skate. Os eventos se concentrarão em três pontos da cidade: Biblioteca Monteiro Lobato, Parque da Juventude Cidade Maróstica e Parque Engenheiro Salvador Arena.

“Mais uma vez, nossa programação para a Virada Cultural segue ambiente democrático e inclusivo, proporcionando à população atividades diversas de qualidade e gratuitas para que possam aproveitar em família ao mesmo tempo em que dá espaço para os artistas, em especial os locais, mostrarem seu trabalho”, observa o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando.

Programação variada

Na Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato (Rua Dr. Fláquer, 26, Centro),  será realizada a Virada Ilustrada. Dessa maneira, unindo as artes da palavra e da imagem, com livros e histórias, quadrinhos, muralismo, música, cinema, performances, oficinas e games. Na sexta-feira (5/8), as atividades terão início às 17h, com o Esquenta Virada/ Arte na Rua, com Amalgamar Diversidade em Prática. E as atrações se entenderão pela madrugada com arena de games, mesas de RPG e exibição de curtas do Festival do Minuto. No sábado (6/8), a partir das 10h, acontecem as oficinas de Avatar de Papel, Audiodescrição para Ilustrações e Xilogravura, o Rolê do LP e discotecagem e a Fanzinada.

Outro ponto da cidade com atrações para toda a família será o Parque da Juventude Cidade Maróstica (Avenida Armando Ítalo Setti, 65, Centro). O evento contará, no sábado e domingo (dias 6 e 7), com Cabaré de Variedades Circenses e Torneio de Vôlei Claves (das 10h às 14h); grupos musicais (das 14h às 21h). Além disso, praça de alimentação com cervejas artesanais, feira de economia criativa com empreendedores locais e brinquedos infláveis. Um dos destaques da programação será o corujão de skate, das 23h às 4h, além de show com Dada Yute & Royal Reggae Band, no domingo (7/8).

O Parque Engenheiro Salvador Arena (Avenida Caminho do Mar, 2.980, Rudge Ramos)receberá a Arena Gospel, no domingo (7/8), das 9h às 19h. Serão 12 grupos de estilos musicais diferentes. Além disso, terá apresentação de dança, grupos corais, rap, rock, jazz e, para encerrar, o MPB da cantora Aline Torres. Toda a Virada contará, ainda, com praça de alimentação e feira de economia criativa.

Aprimoramento

Secretária da Cultura e Juventude de São Bernardo, Ligia Ramos observa que a Virada Cultural vem sendo aprimorada desde a sua primeira edição para ampliar, portanto, o acesso à cultura entre a população de todas as idades, desde crianças, jovens, adultos e idosos. “Preparamos eventos que dialogam com a comunidade em todas as vertentes”, ressalta.

Todas as informações sobre a programação cultural de São Bernardo e sobre a Virada Cultural podem ser conferidas no site: https://www.saobernardo.sp.gov.br/web/cultura/agendacultural

Da Redação.

Imagem: Gabriel Inamine

Artigos Relacionados

Plataforma de acesso ao ensino superior antecipa bolsas de estudo mais vantajosas

Juliana Bontorim

Cresce participação feminina no agronegócio brasileiro

Juliana Bontorim

São Caetano abre inscrições para o recadastramento da Universidade Aberta da Terceira Idade

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error