23.8 C
São Paulo
quinta-feira, 22 fev, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Principal

Centro Hospitalar Municipal de Santo André realiza curso para gestantes

Futuras mães recebem orientações sobre fortalecimento do vínculo com o bebê, saúde bucal, direitos, aspectos psicológicos da gestação e nutrição

Santo André, 3 de abril de 2023 – A Prefeitura de Santo André disponibiliza um curso de gestante para as futuras mães atendidas na rede municipal de saúde. A formação prepara as munícipes para o parto, sana dúvidas e promove troca de experiências.

Durante o curso, as participantes assistem palestras sobre assuntos como fortalecimento do vínculo com o bebê, saúde bucal, direitos da gestante, aspectos psicológicos da gestação, banco de leite, nutrição, neonatologia, UTI neonatal, obstetrícia, parto humanizado e importância do aleitamento.

Além disso, as mulheres participantes são informadas sobre postura física, cuidados específicos da enfermagem, e recebem orientação nutricional para o recém-nascido.

“A gestação é um momento especial da vida da mulher e nossa gestão faz de tudo para que elas tenham a melhor experiência possível com os serviços que disponibilizamos na nossa rede municipal de saúde. Esse curso, além de aproximar ainda mais as gestantes das equipes de atendimento, ajuda na troca de experiência entre outras futuras mamães, algo que é fundamental nesta etapa da vida”, comenta o secretário de Saúde, Gilvan Junior.

A edição mais recente do curso ocorreu na última sexta-feira (31), no Centro Hospitalar Municipal (CHM), que recebeu o encontro pela primeira vez – a formação é realizada tradicionalmente no Hospital da Mulher. A iniciativa reuniu cerca de 50 pessoas, entre gestantes e acompanhantes.

A cubana Aylin Fee Lorenzo, de 30 anos, se mudou para o Brasil com o marido há cerca de um ano e meio e, no final do ano passado, descobriu que estava grávida do seu primeiro filho. Após iniciar o processo de pré-natal na Policlínica Campestre, ela foi convidada para participar do curso para gestantes.

“Eu vou ter o meu neném aqui no Brasil e estou muito ansiosa. É a minha primeira gravidez, eu não tenho conhecimento de nada, as coisas no Brasil são diferentes da Cuba, mas o mais importante é ter um neném saudável”, pontua a bibliotecária.

A iniciativa contou ainda com o talento da musicoterapeuta Camila Turco que encantou os participantes cantando músicas como “Reconhecimento”, de Isadora Canto.

Ao final do evento, as gestantes foram presenteadas com as “Naninhas do Riso”, uma iniciativa de voluntários da Igreja Matriz de Santo André, onde costureiros solidários se reúnem para produzir travesseiros coloridos feitos de tricoline 100% algodão e enchimento.

Sobre o curso – Com a proximidade do nascimento do bebê, aumentam as dúvidas da gestante sobre o parto. Mitos e falta de informação podem gerar medo, em especial nas primigestas – como são chamadas as mulheres na primeira gestação. Para aumentar a segurança nessa fase, o Hospital da Mulher promove palestras e visitações guiadas à unidade. O programa tem como objetivo preparar a mulher e acompanhante para experiência positiva, ativa e consciente da gestação e do parto.

Trabalho desenvolvido com as gestantes facilita o progresso do parto e alívio da dor, preparando corpo e mente para o momento.

Texto: Rafaela Mazarin
Fotos: Alex Cavanha/PSA

Artigos Relacionados

Mulheres no pódio: Brasileiras protagonizam medalhas nacionais

Juliana Bontorim

Cantora andreense integra lançamentos de single e livro dedicado à força feminina

Juliana Bontorim

Jovens de projeto esportivo recebem kit com uniforme

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error