22.8 C
São Paulo
sábado, 2 mar, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Saúde

Consórcio ABC reforça campanha do Outubro Rosa

A campanha Outubro Rosa tem o objetivo de compartilhar informações sobre a prevenção do câncer de mama. O movimento mundial busca promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuir para a redução da mortalidade.

Como parte da iniciativa internacional, o Consórcio Intermunicipal Grande ABC reforça a importância das ações em benefício da saúde feminina.

O nome da campanha remete à cor do laço que é um símbolo usado na luta e prevenção do câncer de mama. Todos os anos, este mês tem o objetivo de compartilhar informações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

A campanha Outubro Rosa incentiva o autoexame, considerado importante para que as mulheres conheçam melhor seu próprio corpo e possam identificar qualquer sinal, alteração ou nódulo. O autoexame contribui para um diagnóstico precoce, mas não substitui a realização de mamografias e o acompanhamento médico.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. No Brasil, foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

A coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) Gênero do Consórcio, ABC, Vilma Maria Santos ressaltou que a detecção precoce da doença aumenta significativamente as chances de tratamento bem-sucedido e a recuperação das pacientes.

“A prevenção é a melhor arma contra o câncer de mama. Por isso, o Outubro Rosa é uma oportunidade para unir a população e conscientizar sobre a importância da saúde feminina”, afirmou.

Para reforçar as ações de conscientização, o site do Consórcio ABC ganhou as cores e o símbolo da campanha.

Da Redação

Foto: Divulgação

Confira mais notícias em Portal Big ABC.

Artigos Relacionados

No verão, os olhos precisam de cuidados redobrados

Juliana Bontorim

Casa Ronald McDonald ABC realiza mês laranja em conscientização ao câncer infantil

Juliana Bontorim

Ribeirão Pires realiza encontro para comemorar o Dia dos Médicos

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error