Você sabe para onde vai ‘nosso’ lixo eletrônico?
A Associação sem fins lucrativos Agenda Geek promove ações conscientes em prol da Agenda ONU 2030. Sediada em Santo André – SP, a ONG foi fundada por Fabiano Holtsmann, Coordenador de Projetos na área de games e artes digitais da SAGA. O entusiasta geek, motivado em transformar a consciência coletiva, tem energia e criatividade para elaborar e implementar iniciativas com fórmulas pioneiras para solucionar problemas antigos. As programações dentro da Agenda Geek são três: meio ambiente, educação e esportes eletrônicos.
“A Associação sem fins lucrativos Agenda Geek visa resolver a dor de um planeta que abriga uma sociedade egoísta, consumista e desinformada” – Fabiano Holtsmann
O termo “agenda” é uma referência à Agenda 2030, que consiste em um plano de ações elaborado pela ONU para as pessoas, o planeta e prosperidade, que busca promover uma vida digna para todos. O termo “Geek” é amplamente conhecido: são os nativos tecnológicos, uma geração inteira que, antes de aprender a falar, já dominava os smartphones.
“Sou um apaixonado por tecnologia e confiante o suficiente para crer que a Agenda Geek se tornará a maior fonte de solidariedade do nosso continente. Estruturei as ações para que sejam escaláveis, promissoras e adaptáveis. Mas tudo que almejo só será possível com parcerias sólidas e muita energia”, conta Fabiano Holtsmann, Fundador e Presidente da Agenda Geek.
Meio Ambiente
A Agenda Geek busca unir esforços com os principais players da sociedade para assumir um papel essencial, orientando e engajando os jovens e suas famílias sobre um assunto urgente: o descarte correto e a coleta do lixo eletrônico.
As estratégias e metas são enquadradas em práticas como: ESG, ODS, economia circular e manufatura reversa.
“Uma ideia pioneira, uma agenda necessária. A Era Digital avança sem freio, os jovens ‘atuais’ são nativos tecnológicos, respiram e dominam a tecnologia precocemente. Você já parou para pensar se essa transformação é sustentável? Os aparelhos ficam ultrapassados em pouco tempo e a população anseia por novos itens. Mas para onde está indo o lixo eletrônico?”, comenta o idealizador.
Esportes Eletrônicos
Os e-Sports jamais estiveram em tanta evidência, há 20 anos seria nem pensava-se que jogar videogame se tornaria uma profissão. Porém, já é certo que os esportes eletrônicos, em breve, estarão nas Olimpíadas!
A Agenda Geek promoverá diversos torneios amadores e profissionais com o objetivo de levar essa modalidade esportiva para todas as classes sociais.
“O plano estratégico para o crescimento dessa modalidade estará alinhado com a Secretaria de Esportes de cada cidade que apoiar a causa. Almejamos a implementação desde torneios em comunidades, até a construção de uma arena gamer, ou quem sabe até mesmo a formação de um time profissional de e-Sports da cidade.”, afirma Fabiano.
Educação
Um problema estrutural que assola diversas nações. A capacitação e o emprego são os passos para sanar essa ‘dor’. Porém, a trilha que se constrói, muitas vezes, é ineficaz.
O processo de capacitação passará pela adaptação do jovem dentro da escola parceira selecionada. É fundamental que o aluno esteja ambientado e confortável para desfrutar das aulas. Os geeks parceiros receberão um kit vestimenta e terão o acompanhamento necessário para que concluam 100% dos estudos. Capacitado, o jovem terá o auxílio da ONG na articulação para a conquista de seu emprego.
“A Agenda Geek embarca nessa jornada com uma fórmula pioneira, rica em detalhes e empenho para colocar um ponto final na desigualdade. Muito mais do que cursos gratuitos, nós encantaremos os jovens para que escolham seus próprios caminhos”, csalienta o fundador.
Acompanhe mais reportagens, aqui!