21.8 C
São Paulo
segunda-feira, 15 abr, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Cidadania Colunista Gabriela Freitas Principal

Empresário cria ‘Agenda Geek’ para pôr ponto final nas desigualdades

Você sabe para onde vai ‘nosso’ lixo eletrônico? 

A Associação sem fins lucrativos Agenda Geek promove ações conscientes em prol da Agenda ONU 2030. Sediada em Santo André – SP, a ONG foi fundada por Fabiano Holtsmann, Coordenador de Projetos na área de games e artes digitais da SAGA. O entusiasta geek, motivado em transformar a consciência coletiva, tem energia e criatividade para elaborar e implementar iniciativas com fórmulas pioneiras para solucionar problemas antigos. As programações dentro da Agenda Geek são três: meio ambiente, educação e esportes eletrônicos.

“A Associação sem fins lucrativos Agenda Geek visa resolver a dor de um planeta que abriga uma sociedade egoísta, consumista e desinformada” – Fabiano Holtsmann

O termo “agenda” é uma referência à Agenda 2030, que consiste em um plano de ações elaborado pela ONU para as pessoas, o planeta e prosperidade, que busca promover uma vida digna para todos. O termo “Geek” é amplamente conhecido: são os nativos tecnológicos, uma geração inteira que, antes de aprender a falar, já dominava os smartphones.

“Sou um apaixonado por tecnologia e confiante o suficiente para crer que a Agenda Geek se tornará a maior fonte de solidariedade do nosso continente. Estruturei as ações para que sejam escaláveis, promissoras e adaptáveis. Mas tudo que almejo só será possível com parcerias sólidas e muita energia”, conta Fabiano Holtsmann, Fundador e Presidente da Agenda Geek.

Meio Ambiente

A Agenda Geek busca unir esforços com os principais players da sociedade para assumir um papel essencial, orientando e engajando os jovens e suas famílias sobre um assunto urgente: o descarte correto e a coleta do lixo eletrônico.

As estratégias e metas são enquadradas em práticas como: ESG, ODS, economia circular e manufatura reversa.

“Uma ideia pioneira, uma agenda necessária. A Era Digital avança sem freio, os jovens ‘atuais’ são nativos tecnológicos, respiram e dominam a tecnologia precocemente. Você já parou para pensar se essa transformação é sustentável? Os aparelhos ficam ultrapassados em pouco tempo e a população anseia por novos itens. Mas para onde está indo o lixo eletrônico?”, comenta o idealizador.

Esportes Eletrônicos

Os e-Sports jamais estiveram em tanta evidência, há 20 anos seria nem pensava-se que jogar videogame se tornaria uma profissão. Porém, já é certo que os esportes eletrônicos, em breve, estarão nas Olimpíadas!

A Agenda Geek promoverá diversos torneios amadores e profissionais com o objetivo de levar essa modalidade esportiva para todas as classes sociais.

“O plano estratégico para o crescimento dessa modalidade estará alinhado com a Secretaria de Esportes de cada cidade que apoiar a causa. Almejamos a implementação desde torneios em comunidades, até a construção de uma arena gamer, ou quem sabe até mesmo a formação de um time profissional de e-Sports da cidade.”, afirma Fabiano. 

Educação

Um problema estrutural que assola diversas nações. A capacitação e o emprego são os passos para sanar essa ‘dor’. Porém, a trilha que se constrói, muitas vezes, é ineficaz.

O processo de capacitação passará pela adaptação do jovem dentro da escola parceira selecionada. É fundamental que o aluno esteja ambientado e confortável para desfrutar das aulas. Os geeks parceiros receberão um kit vestimenta e terão o acompanhamento necessário para que concluam 100% dos estudos. Capacitado, o jovem terá o auxílio da ONG na articulação para a conquista de seu emprego. 

“A Agenda Geek embarca nessa jornada com uma fórmula pioneira, rica em detalhes e empenho para colocar um ponto final na desigualdade. Muito mais do que cursos gratuitos, nós encantaremos os jovens para que escolham seus próprios caminhos”, csalienta o fundador.

 

 

Acompanhe mais reportagens, aqui!

Artigos Relacionados

Santo André comemora aniversário com atividades especiais

Juliana Bontorim

Salão de Imóveis On-line oferece condições especiais para quem quer morar no ABC

Juliana Bontorim

Selo Solidariedade homenageia parceiros de projeto sociais em São Bernardo

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error