21.8 C
São Paulo
segunda-feira, 15 abr, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Cidades Principal Santo André

Espaço oncológico regional recebe investimento para melhorias

Mesmo em meio à pandemia, serviços de saúde do Hospital Estadual Mário Covas (HEMC), em Santo André, foram mantidos em várias especialidades médicas. Desde fevereiro de 2020, grande parte da estrutura, instalações e pessoal foram mobilizados para receber os pacientes com Covid-19. Apesar disso, também foram atendidas emergências clínicas, traumas e realizados tratamentos diversos. Ao mesmo tempo foram feitos investimentos pelo hospital e iniciados novos projetos. Entre eles, a reforma e ampliação da área destinada ao atendimento Oncológico e de Quimioterapia, que já está finalizada.

As obras na Oncologia começaram em fevereiro, com investimento de R$ 102 mil do Governo do Estado para construção de mais três consultórios e instalação de forro de gesso, luminárias de led, equipamentos hidráulicos para assepsia das mãos, além da construção de cobertura com isolamento térmico e acústico. A área recebeu ainda a climatização dos ambientes e instalação de piso vinílico. Para a realização do projeto foi necessária a contratação de serviços e locação de equipamentos de construção. O hospital também mobilizou equipe própria para conclusão das obras, em março deste ano.

 

ONCOLOGIA

A ampliação no Centro Oncológico em 43m² foi necessária para adequar o atendimento aos milhares de pacientes que mensalmente procuram o serviço, principalmente a criação de novos consultórios para melhorar o fluxo de consultas. O setor registra média mensal de 735 consultas oncológicas e 309 consultas hematológicas, enquanto os tratamentos por quimioterapia e hormonioterapia têm média mensal de 1.417 aplicações.

PROJETOS E RADIOTERAPIA

Com a previsão de que o atendimento aos pacientes com Covid-19 tenha significativa queda nos próximos meses, o HEMC se mobiliza para a retomada gradativa de cirurgias eletivas e de outros procedimentos médicos. Projetos como a reforma e ampliação do CRIE (Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais), a criação da UCP (Unidade de Cuidados Paliativos) e a conclusão e inauguração do Centro de Radioterapia estão previstos para este ano. O aditamento de contrato do Ministério da Saúde para a construção do muro do Centro de Radioterapia está em andamento e o mobiliário será entregue em breve pelo Governo do Estado de São Paulo.

 

Texto e foto: enviados pela Comunicação FUABC

 

 

Acompanhe mais reportagens, aqui!

Artigos Relacionados

Associação reúne Setor Imobiliário em congresso presencial

Juliana Bontorim

Fundo Social de São Bernardo doa livros para crianças acolhidas em entidades

Juliana Bontorim

Alesp recebe exposição fotográfica de Diadema sobre visibilidade trans

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error