21 C
São Paulo
quinta-feira, 17 out, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Principal Turismo & Intercâmbio

Grupo de viagens adere Pacto Global da ONU de sustentabilidade e compromissos até 2030

Na semana em que completa 49 anos de atividades, a CVC Corp acaba de lançar a sua estratégia de sustentabilidade – REprograma CVC Corp, com diretrizes alinhadas às tendências globais em turismo sustentável e compromissos de gestão que terão impacto positivo em toda a cadeia de valor da companhia, fortalecendo o seu protagonismo no setor.
Para fortalecer o REprograma, a companhia lança também a Política de Sustentabilidade e anuncia a adesão ao Pacto Global da ONU como signatária. A criação do Instituto CVC, focado na educação, conservação e regeneração da biodiversidade brasileira, também é uma iniciativa de destaque que visa promover impactos positivos nas comunidades anfitriãs.

A partir de 2022, a CVC Corp pretende engajar diferentes partes interessadas por meio do Projeto Viagem Sustentável, que promoverá uma série de mudanças nos processos internos da companhia, refletindo diretamente nos roteiros de turismo. E todas as partes interessadas serão convidadas a contribuir e participar. O mesmo engajamento e participação também será foco dos executivos da CVC Corp que, a partir de 2022, pela primeira vez, terão sua remuneração atreladas a metas em ESG.

O REprograma é resultado de quase um ano de estudos de tendências, cenários globais e das externalidades do turismo coordenado pela consultoria Ideia Sustentável, que há mais de 20 anos contribuiu para construção e implementação de estratégias de sustentabilidade no negócio de mais de 200 empresas.

“Sustentabilidade é uma das nossas prioridades estratégicas e, como protagonista do setor, a CVC Corp se posiciona em relação ao ESG, para fazer gestão do tema em seus negócios e trazer reflexões à toda cadeia produtiva nesta jornada. Nosso objetivo é contribuir para as gerações futuras e posicionar o turismo como uma atividade que estimula empregos, bem-estar social e desenvolvimento econômico sustentável”, explica Leonel Andrade, presidente da CVC Corp.

“Hoje tornamos público os nossos compromissos até 2030 em sustentabilidade, que ao longo deste percurso terá ações de ponta a ponta, ou seja, da origem ao destino. Como um dos principais players do turismo no Brasil e, considerando nosso papel de intermediário e importante incentivador do ecossistema de turismo, nossa ambição é que o REprograma CVC Corp não seja apenas um movimento dentro da companhia, na forma como revisaremos nossos processos norteados pela sustentabilidade, mas que também possa inspirar e mobilizar todos os agentes da cadeia produtiva – nos segmentos de transporte, hotelaria, turismo receptivo e distribuição”, explica Andrade.

“Nossa intenção é encorajar boas práticas, envolvendo desde os nossos colaboradores até nossos fornecedores, lojas franqueadas e clientes. Com o REprograma CVC Corp, queremos promover uma nova forma de pensar em turismo, mais consciente e respeitoso às pessoas e ao meio ambiente, em um percurso longo e gradativo”, diz Paula Domingues, Diretora de Gente e Sustentabilidade. A executiva também reforça que a companhia investe em cultura organizacional para a sustentabilidade com o lançamento da Trilha de Aprendizagem em ESG, oferecida aos seus mais de 2 mil colaboradores pela universidade corporativa cvccorp.edu, assim como a criação do Comitê de Diversidade formado por funcionários da companhia e Grupos de Trabalhos em Sustentabilidade, com cerca de 60 representantes de todas as áreas.

SAIBA MAIS SOBRE O REPROGRAMA CVC CORP:

Confira o vídeo de lançamento, o Manifesto e o vídeo do Manifesto do REprograma. O REprograma CVC Corp estabelece quatro diretrizes de sustentabilidade – os quatro ‘RE’s, com o lançamento de ações dedicadas:

Reduzir pegada tem como objetivo de futuro a redução da poluição, da pegada de carbono e a melhor utilização dos recursos naturais, por meio da conscientização de stakeholders e das melhores práticas de viagem, ao longo da cadeia de valor. Uma das ações criadas para promover essa melhor gestão ambiental é o Padrão CVC de Sustentabilidade, que definirá boas práticas para serem implantadas na operação interna da companhia e, no futuro, compartilhadas com suas Franquias e parceiros de negócios, como Receptivos e Operadores de Turismo (hotelaria, locadoras, etc.), com o objetivo de reduzir impactos adversos e ampliar impactos positivos.

Regenerar destinos e comunidades tem como foco o respeito, a valorização, a conservação e a regeneração da biodiversidade. Também visa a geração de valor econômico por meio da valorização da vocação local dos destinos e de relações prósperas, justas e decentes com as comunidades anfitriãs. Isso se dará por meio da criação do Instituto CVC, que atuará em prol da biodiversidade dos biomas brasileiros, e do estímulo ao turismo de impacto positivo, que, na visão de futuro da companhia, irá promover uma experiência de viagem respeitosa, em harmonia com o meio ambiente e que valoriza a cultura e o patrimônio local, ressignificando a relação entre o cliente e o destino.

Respeitar diversidades visa promover a não-discriminação e a valorização de um ambiente mais plural e diverso, com foco especial para a ampliação da diversidade na companhia. Inclusão e acessibilidade também contemplam essa diretriz, que ainda traz oportunidades para ampliar a valorização da riqueza da multiculturalidade e dos patrimônios nos locais e comunidades com as quais a companhia mantém relacionamento. Para dar início a essa jornada, a CVC Corp está lançando o seu Programa Interno de Diversidade, com metas já traçadas até 2023.

Reeducar públicos é como a companhia pretende atuar para sensibilizar, conscientizar e engajar parceiros, clientes, comunidades e colaboradores na jornada por um turismo mais sustentável. Disseminando os compromissos com o Desenvolvimento Sustentável de forma transparente, apropriada e empática a cada público. A companhia já inicia engajando de forma direta dois desses públicos: os colaboradores, com uma Trilha de Aprendizagem em Sustentabilidade e outra específica de Diversidade, ambas disponibilizadas online na Universidade Corporativa; e os clientes, com o lançamento do Guia do Viajante Consciente.

Essas 4 diretrizes estratégicas do REprograma CVC Corp endereçam 11 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, com destaque para o ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico e para o ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis, em linha com a Agenda 2030 do Pacto Global da ONU (plano de ação global para transformar radicalmente o futuro das pessoas e do planeta), possibilitando criar valor compartilhado, gerar impacto social positivo, valor financeiro e, principalmente, ser factível.

 

 

Texto: Assessoria de imprensa CVC Corp

Fotos: Divulgação

Artigos Relacionados

São Caetano ganha loja do Grupo Assaí Atacadista

Juliana Bontorim

Instituição abre vagas remanescentes para curso técnico em agropecuária

Juliana Bontorim

Colégio de São Bernardo leva o conceito de Educação a outro patamar

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error