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quinta-feira, 11 abr, 2024
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Lives auxiliam empreendedores na reinvenção de negócios em tempo de pandemia

O renomado chef Guga Rossi, a convite da agência consultoria Attemiz Group, apresentou dicas para que os proprietários de bares e restaurantes possam viabilizar um melhor atendimento e desempenho através do delivery. A empresa especializada em marketing digital proporcionou uma série de lives para ajudar os empresários a divulgar os negócios na internet.

O cenário atual no mundo, com a crise sanitária causada pelo novo coronavírus, fez com que as pessoas tivessem que se reinventar em diversos segmentos.

“Um planejamento para o delivery é essencial. A otimização faz o sucesso da marca”, comenta Felipe Lo Sardo, consultor de marketing da Attemiz Group.

O setor gastronômico foi um dos mais afetados, principalmente, bares e restaurantes que fecharam por não ser considerados serviços essenciais. Para isso, foi preciso pensar em alternativas para manter a satisfação dos empresários, funcionários e clientes. O serviço delivery foi escolhido pelos proprietários.

“Neste momento sabemos que haverá queda de lucro para os setores alimentícios. Mas podemos pensar em soluções para manter os negócios”, afirma Guga.

Atenção com estoque!

É sempre importante se atentar com os produtos estocados. Afinal, os alimentos precisam estar dentro da validade e em boa qualidade. Aliás, também é imprescindível ter uma quantidade significativa dos itens que tem mais saída.

“Uma alternativa é a possibilidade de redução do cardápio. Pequenos empresários podem apostar em entrega de alimentos congelados de fácil manuseio. Em pequenas porções tem uma melhor saída. Muito estoque é dinheiro parado. Então quanto menor seu estoque significa dinheiro em movimento”, orienta o chef.

A oportunidade do digital

Os proprietários de diversos segmentos enxergam no mundo on-line a chance de manter o funcionamento de seus estabelecimentos. Afinal, as pessoas estão, literalmente, conectadas em todos os cantos do planeta. Hoje, tudo acontece virtualmente. Então, é uma oportunidade para divulgação.

“Os pratos do dia e o cardápio devem atrair o público on-line. Não temos mais os clientes passando do lado de fora do nosso restaurante ou vendo nosso cardápio físico, então é ideal investir na esfera virtual”, comenta Rossi.

Que tal um aplicativo exclusivo para seu negócio?

Este novo universo no qual vivemos demanda tendências inovadoras para atender, com eficiência, o serviço de entregas e, como consequência, a clientela. O chef Guga traz três principais possibilidades para uma boa gestão.

  • WhatsApp – Não é novidade que o aplicativo de troca instantânea de mensagens virou uma maneira de ajudar estabelecimentos a manter os clientes e o trabalho eficaz. Por meio do app, as pessoas podem pedir e acompanhar as novidades dos bares e restaurantes. “É fundamental ter uma comunicação equilibrada. Se for possível, contratar uma pessoa para ficar 100% responsável pelo atendimento nesta ferramenta, até porque ela irá realizar o trabalho de venda também”, evidencia Guga.
  • Site e loja virtual – A internet traz uma rede de possibilidades, então aperfeiçoar seu trabalho pode incluir a criação de um site e, até mesmo, uma loja virtual para atrair ainda mais olhares virtuais.
  • Aplicativo exclusivo – Apesar de existir ferramentas para os proprietários cadastrar seus negócios em um sistema on-line de entregas, criar um aplicativo exclusivo do seu estabelecimento pode ser a chave para o sucesso.

“Para o segundo e o terceiro passo funcionar com excelência requer um planejamento eficiente. Neste momento, os empresários podem precisar de auxílio de empresas especializados no assunto, como a Attemiz Group. Aliás, a criação de um aplicativo próprio ajuda eliminar a taxa do delivery de outros apps, mas é essencial tentar manter a conexão com outros aplicativos para agregar mais”, conta o chef.

Além disso, uma ferramenta virtual para sua marca deve trazer conteúdo e não ser exclusivo para venda. O aplicativo tem que despertar interesse do público para baixar e mantê-lo no celular. Outra importância é ser um app que ocupe baixo nível de memória do aparelho.

Encerramento com sabores #exclusivos

O último episódio da série de lives para auxiliar a divulgação de negócios alimentícios na web contou com uma programação, ou melhor, cardápio especial. O chef Guga Rossi com um guacamole e carré de cordeiro, e o ceo Felipe com picanha de angus e maminha na manteiga com ervas trouxeram sabores aliados a muita informação.

A estrutura pensada ilustra aquilo que os proprietários de bares e restaurantes devem fazer ao divulgar seu negócio on-line. Poder contar com imagens que despertam atenção. Três pilares são fundamentais nesse momento, seu produto virtual tem que transmitir som, emoção e vislumbre.

“Você deve pensar nas ações como se estivesse no lugar de seu cliente. Seu prato tem que chamar atenção. A propaganda visual deve ser efetiva para causar desejo ou fome na pessoa que está visualizando seu cardápio”, explica o ceo.

Além disso, o cuidado deve ser mantido até mesmo para separar as contas física e jurídica, desde as redes sociais às financeiras. A saúde de seu negócio depende de você e da sua vontade em dar certo.

“Eu sempre falo para meus clientes que as vidas pessoal e profissional, neste momento, devem ser cuidadas separadamente. Esse é um dos principais pontos para um possível sucesso”, salienta o chef.

O encerramento se deu com um sorteio de um aplicativo para um seguidor do instagram que acompanhava a live.

 

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