21.4 C
São Paulo
domingo, 3 mar, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Principal Santo André

Moeda Verde estreia no Condomínio Novo Pinheirinho

A Prefeitura de Santo André, por meio do Fundo Social de Solidariedade, e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realizaram na sexta-feira (24) mais uma expansão do programa Moeda Verde. De forma inédita, a iniciativa que troca resíduos recicláveis por alimentos hortifrúti chegou aos moradores do Condomínio Novo Pinheirinho, no Jardim do Estádio. O local é uma habitação de interesse social e, agora, passa a ser o 24º ponto de troca do Moeda Verde.
O lançamento contou com a presença do vice-prefeito Luiz Zacarias e do superintendente do Semasa, Ajan Marques de Oliveira. No condomínio, residem mais de três mil pessoas, em um total de 410 apartamentos.
“A expansão do Moeda Verde integra o Plano Metas municipal e, ao implementar a iniciativa em um condomínio como este, o Semasa tem a possibilidade de investir em outras iniciativas de sustentabilidade no local, engajando mais os moradores para a correta separação de resíduos”, explica o superintendente do Semasa, Ajan Marques de Oliveira.

Reciclagem

Paralelamente ao Moeda Verde, a autarquia também implementou o Meu Condomínio Recicla e, de acordo com a adesão dos condôminos, pretende também oferecer oficinas de compostagem e horta comunitária. O conjunto de ações integra o projeto GIRS (Gestão Integrada de Resíduos Sólidos) Condominial, voltado especialmente para habitações de interesse social e que ocorre em parceria com a Gerência de Educação e Mobilização Ambiental do Semasa.
Iracema Moraes dos Santos, moradora do local há quatro anos, aprovou a iniciativa e faz votos de que os vizinhos participem cada vez mais. “Acho uma ótima ideia, ainda mais pra quem tem criança, porque ajuda na alimentação”, comenta.
Nesta primeira troca, os participantes puderam levar para casa maçã, laranja, cebola ou chuchu, além de alface e outras hortaliças
“Até então, eu não sabia da importância da reciclagem. Agora, vendo aqui esses produtos bonitos e verdinhos, é um incentivo. Tem dias que a gente nem pode ir ao sacolão. Então, é muito importante de verdade”, diz a moradora Edineusa Maria da Silva, que também participou da primeira troca na sexta-feira.

Da Redação
Fotos: Angelo Baima/PSA

Artigos Relacionados

Grupo mexicano anuncia investimento na região com abertura de 1.000 vagas de emprego

Juliana Bontorim

Drive-thru da Solidariedade em São Caetano tem novos endereços

Juliana Bontorim

Polo Petroquímico promove nova doação de cestas básicas à comunidade

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error