19.5 C
São Paulo
quinta-feira, 18 abr, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Principal

Município lidera geração de empregos na região

Mercado de trabalho formal no município registrou abertura de 1.010 vagas no primeiro mês do ano

São Bernardo começou o ano com saldo positivo na geração de postos de trabalho formais e liderou a criação de vagas com carteira assinada no Grande ABC em janeiro. Apesar da grave crise econômica imposta pela pandemia causada pelo Coronavírus, o município registrou abertura líquida de 1.010 empregos no primeiro mês do ano. Os números foram divulgados nesta terça-feira (16/03) pelo Ministério da Economia, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Conforme o levantamento mensal feito pelo governo federal, São Bernardo registrou, em janeiro, 9.161 admissões e 8.151 desligamentos. O dado ficou acima do observado no mesmo período de 2020, quando o saldo líquido foi de 648 postos de trabalho formais – naquele mês foram criadas 8.647 vagas formais e realizados 7.999 desligamentos.

A indústria foi o setor que mais contratou com carteira assinada em São Bernardo em janeiro, com saldo de 996 vagas líquidas – foram 2.043 admissões e 1.047 desligamentos. Outro segmento da economia que colaborou para o resultado positivo do município foi a construção civil, que registrou a criação de 216 postos de trabalho – diferença entre 666 admissões e 450 desligamentos.

Para o prefeito Orlando Morando, o cenário indica que, apesar da crise sanitária atual, a economia do município responde às ações de incentivo desempenhadas pela Prefeitura desde 2017. “Sabemos que o momento é grave e exige esforços que acabam impactando o mercado, no entanto, temos uma política pública contínua de fortalecimento da economia e geração de renda para nossa população”, destaca.

POLÍTICA DE INCENTIVO

Desde 2017, a Prefeitura de São Bernardo vem desempenhando diversas ações de incentivo à indústria, tendo em vista que o município é considerado um dos principais polos industriais do País. Entre as medidas estão a manutenção, expansão e inovação do parque produtivo instalado, estímulo e apoio à revitalização de áreas industriais, incluindo áreas degradadas e galpões industriais, programa municipal de inovação, atração de investimentos para pesquisa e desenvolvimento e revisão da lei de incentivos.

OPORTUNIDADES

Outra iniciativa importante adotada pela Prefeitura de São Bernardo para auxiliar moradores da cidade é a Central de Trabalho e Renda (CTR), agência pública do município que atua junto à iniciativa privada para oferta de oportunidades de emprego. A unidade funciona de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h, e de sexta-feira, das 8h às 15h. Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone 2630-7618.

 

 

Texto: Natália Fernandes
Foto: Gabriel Inamine e Omar Matsumoto/PMSBC

 

 

Confira mais notícias do ABC, aqui!

Artigos Relacionados

Pista de Patinação Retrô traz patins de quatro rodas e atração para toda família

Juliana Bontorim

São Caetano homenageia empreendedoras no Dia Internacional da Mulher

Juliana Bontorim

Rede de supermercados gera 250 empregos com novo investimento

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error