20.5 C
São Paulo
sexta-feira, 24 maio, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Principal

Município reforça importância da reciclagem com arrecadação de óleo usado

Há um ano, São Bernardo foi reconhecida como a cidade que mais coleta óleo usado pelo Guinness World Records. A marca foi atingida após o município arrecadar 50.501,88 litros do resíduo por meio da Campanha Eco Óleo, organizada pela Prefeitura , por meio de parceria com o Instituto Triângulo, entre 1 a 30 de novembro de 2019. A ação tinha o objetivo de incentivar os alunos das redes municipal e estadual a ampliar a coleta de óleo de cozinha usado. A campanha foi abraçada pela sociedade civil, que permitiu a conquista do recorde.

A certificação da cidade ocorreu em Miami (EUA), na sede da entidade, e contou com a presença do prefeito Orlando Morando, de seu filho Orlandinho, do presidente do Instituto Triângulo, Eduardo Maki, e dos representantes do Guinness World Records.

FOTO TIRADA ANTES DA PANDEMIA

Atuais ações

Com a pandemia de coronavírus e fechamento das escolas, houve a redução do número de postos de coleta. Por essa razão, o Instituto Triângulo passou a fazer a coleta residencial. Mesmo assim, em 2020, a cidade coletou 127.955 litros de óleo, preservando 3.198.879 m³ de água. Com isso, deixou de contaminar 1.280 piscinas olímpicas (50 m) e é como se 4.621 veículos populares deixassem de liberar monóxido de carbono (CO²) por um mês. Foram distribuídas cerca de 56 mil unidades de pedras de sabão. Esta ação atende às regras da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que estabelece a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos.

“A prioridade da Prefeitura é combater o coronavírus e salvar vidas. Mas também temos a obrigação de proteger o Meio Ambiente e a Represa Billings. A continuidade da campanha demonstra que a cidade teve êxito em consolidar esta política ambiental. Neste momento em que estamos na Fase Vermelha do Plano São Paulo, o ideal é continuar a fazer a reciclagem do óleo e entrar em contato com o Instituto Triângulo para que o resíduo seja retirado na residência”, disse o chefe do Executivo.

Como fazer parte?

Portanto, o morador tem de juntar, no mínimo, 10 litros de óleo de cozinha usado. O resíduo será trocado por 10 pedras de sabão. Além disso, para participar, é só ligar para o telefone (11) 4428-2812 ou enviar mensagem pelo número (11) 9-8327-9221, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. A cada litro doado, o morador recebe 1 pedra de sabão.

 

 

Texto: Kati Dias

Fotos: Gabriel Inamine/PMSBC

 

 

Confira mais notícias do ABC, aqui!

Artigos Relacionados

Ribeirão Pires abre inscrições para tradicional concurso Princesa do Chocolate

Juliana Bontorim

Dia do Leitor: Conheça histórias cativantes e encantadoras?

Juliana Bontorim

Construtora são-bernardense inova com primeira entrega de imóvel on-line

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error