19.6 C
São Paulo
segunda-feira, 20 maio, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Principal

Prefeitura são-bernardense estende horário de atendimento nas UBS’s da cidade

A Prefeitura de São Bernardo ampliou para 11 o número de Unidades Básicas de Saúde (UBS) com funcionamento até às 22h, que desta vez contempla o bairro Planalto. O anúncio foi feito pelo prefeito Orlando Morando, na última quarta-feira (06/05), ao lado do secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, e funcionários do equipamento, localizado na Rua Oragnof, nº 480, Planalto.

De acordo com o chefe do Executivo, mesmo diante da pandemia, as demais ações na Saúde têm que seguir em paralelo. “Estamos honrando nossos projetos, que começaram antes da Covid-19. Em duas semanas, determinamos a expansão de funcionamento em seis UBSs até às 22h. Aqui no Planalto, são mais de 36 mil pacientes ativos, que serão beneficiados com a nova medida e implantação de uma nova equipe de Saúde da Família para atender no horário noturno”, destacou.

O combate ao coronavírus

Desde a chegada da pandemia, a prioridade nos serviços prestados pelas Unidades Básicas de Saúde, ficou pelo o atendimento de casos suspeitos do vírus. Entretanto, os demais serviços de rotina a pacientes com até 6 meses e das gestantes, como vacina e pré-natal, estão mantidos. Dispensação de medicamentos e troca de receitas de psicotrópicos também estão funcionando. Atendimentos emergenciais, incluindo de saúde bucal, permanecem ativos e as rotinas das linhas de cuidados de pacientes com diabetes, hipertensão e doenças respiratórias crônicas, também.

Demais unidades das 7h às 22h

Outras 10 unidades atendem a população até às 22h. São elas: Vila São Pedro, União, Alvarenga, Taboão, Alves Dias, Nazareth, Parque São Bernardo, Ferrazópolis, Jardim Ipê e Orquídeas.

“O novo horário, das 7h às 22h, aumenta uma equipe de Saúde da Família, garantindo os serviços prestados e um possível aumento da demanda. Com 11 unidades abertas, atingimos um total de pacientes ativos de aproximadamente 400 mil usuários que terão mais acesso aos serviços de Saúde Básica”, analisou o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho.

 

Texto: Vivian Rossi

Foto: Ricardo Cassin/PMSBC

Artigos Relacionados

Alesp recebe exposição fotográfica de Diadema sobre visibilidade trans

Juliana Bontorim

Município inicia atendimentos para mulheres na Carreta Móvel do Outubro Rosa

Juliana Bontorim

Ex-prefeito de São Bernardo morre aos 81 anos

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error