17.8 C
São Paulo
quinta-feira, 18 abr, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Principal

Prefeitura são-bernardense intensifica treinamento aos profissionais da saúde para vacinação

Objetivo é estabelecer protocolos de segurança a serem cumpridos pelo Plano Nacional de Imunização (PNI)

A Prefeitura de São Bernardo, por meio do departamento de Vigilância Sanitária, intensificou nesta segunda-feira (18/01) o treinamento de aproximadamente 1.000 profissionais de Saúde, que estarão envolvidos diretamente na campanha de vacinação contra a Covid-19. O objetivo é estabelecer os protocolos de segurança a serem cumpridos pelo Plano Nacional de Imunização (PNI). Hoje, São Bernardo já conta com estrutura preparada para início da vacinação, assim que as doses forem enviadas à cidade.

Na primeira fase de vacinação estarão contemplados os profissionais de Saúde, que atuam na linha de frente no enfrentamento ao Coronavírus, bem como as Instituições de Longa Permanência de Idosos. A expectativa é que as doses serão enviadas à cidade nos próximos dias dentro do PNI, após aprovação do uso emergencial pela Anvisa das vacinas de Oxford e CoronaVac, no último domingo (17/01).

“Nosso planejamento antecipado permitiu que nossa estrutura já estivesse preparada para a aplicação das primeiras doses. Esperamos que seja um procedimento tranquilo e que as pessoas respeitem o processo, evitando aglomeração e tumulto nos equipamentos de Saúde, bem como mantendo o uso de máscara e demais cuidados, em meio à pandemia que ainda estamos atravessando”, declarou o prefeito Orlando Morando.

O município conta com 28 mil profissionais de Saúde, que compõe a rede municipal e privada de Saúde. A prioridade será para aqueles trabalhadores que atuam na linha de frente do enfrentamento ao Coronavírus.

INSUMOS

A cidade já conta com aproximadamente 400 mil kits de seringas e agulhas em estoque, o que garante o início da campanha assim que as doses forem enviadas.

“A medida que o município for sendo abastecido com as doses, poderemos contemplar toda a grade de vacinação estabelecida pelo PNI. A rede está estruturada e pronta para isso. Todos os profissionais envolvidos neste processo estão sendo treinados, com simulações de situações que podem ocorrer durante o processo de vacinação, para que todos possam estar preparados em eventos adversos e formular protocolos de rotina de trabalho. Todo o treinamento está sendo feito em sistema de rodízio para evitar aglomerações”, esclareceu o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple. De acordo com o chefe da pasta, os estudos devem continuar com o monitoramento das pessoas que receberão as doses.

 

 

Texto: Vivian Rossi

Foto: Gabriel Inamine/PMSBC

Artigos Relacionados

Contém Geek by Pedro Irie: Velozes, furiosos e seus absurdos

Pedro Irie

Aplicativo de mobilidade exclusivo para mulheres chega à região

Juliana Bontorim

Feira de Economia Criativa de Ribeirão Pires tem espaço para causa animal

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error