21.8 C
São Paulo
segunda-feira, 15 abr, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Informações Principal

Projeto social Big Riso comemora 15 anos espalhando alegria

#cheers #hellofolks

Uma história de amor e carinho que já beneficiou mais de 12.000 crianças e adolescentes com câncer nos hospitais

Dia 8 de novembro de 2004 no Ambulatório de Oncologia Pediátrica da Faculdade de Medicina do ABC começava uma história incrível, de muito carinho, amor e vontade de fazer o bem. As personagens? Três palhacinhas cheias de alegria, brincadeiras e muita disposição: Spningrifka Pirulito (Roberta Bigucci, arquiteta e advogada), Borbola (Mônica Elaine Binda, setor administrativo) e Chiquinha (Cecília Freitas Denadai, arquiteta).

E, como todo bom conto de fadas, esta história também tem sua fada madrinha: Clotilde Dib, que na época era presidente da AVCC (Associação dos Voluntários de Combate ao Câncer) e seu padrinho mágico: Dr. Jairo Cartum, oncologista responsável pela Oncopediatria da Faculdade de Medicina do ABC.

O nome desta história? Big Riso! Um projeto social da construtora MBigucci, que nasceu das mãos, mente e coração de Roberta Bigucci, diretora da construtora e cheia de vontade em fazer o bem. “Depois de assistir pela terceira ou quarta vez o filme americano Patch Adams, o Amor é Contagioso, sobre a humanização no atendimento em hospitais, eu, que já tinha trabalhado de palhaça na adolescência, achei que poderia fazer esse trabalho. Então, passei o filme na construtora MBigucci para incentivar o voluntariado entre nossos colaboradores. No começo acharam que eu estava “viajando”, mas a Mônica e a Cecília embarcaram nesta viagem comigo, e só tenho a agradecer”, comentou Roberta.

De lá, para cá, 15 anos já se passaram com muitos capítulos, sorrisos, finais felizes, outros nem tanto, mas com a certeza de que vale a pena cada visita feita nos hospitais, cada presença em uma ação beneficente. “Nosso objetivo é fazer com que a criança esqueça que está doente por alguns momentos. Ver o brilho nos olhos e o sorriso no rosto dos pacientes quando chegamos, é a nossa maior conquista”, destacou Roberta.

De acordo com o médico oncologista, Dr. Jairo Cartum, responsável pela Oncologia Pediátrica da Faculdade de Medicina do ABC, a alegria muda o prognóstico dos pacientes em tratamento. “Isso já foi comprovado cientificamente por estudo feito pelo grupo americano Make a Wish. Não é só a medicação que faz o resultado. Quem vence a doença é o sistema imune e o sistema imune depende também do sistema emocional. É um trabalho em equipe. Por isso, vocês do Big Riso são imprescindíveis para a cura da criança. Não se trata só de fazer sorrir, mas de ajudar na cura da doença, nunca se esqueçam disso”, destacou o oncologista.

O presidente da MBigucci, Milton Bigucci também ressaltou sua alegria em apoiar o Big Riso. “Fico feliz em ver o resultado positivo destes 15 anos e, mais ainda em saber que tem sido muito útil não só para as crianças, mas também para nossos colaboradores, voluntários e clientes”, afirmou Milton Bigucci.

Para agradecer os voluntários o Big Riso realizou uma linda festa à fantasia, cheia de magia e alegria no dia 10/11/2019.

Resultados conquistados: O Big Riso já realizou cerca de 2 mil visitas em hospitais e 170 ações sociais, beneficiando mais de 12 mil crianças e adolescentes. Já passaram pelo grupo 1.072 voluntários e atualmente são 100 atuantes. Hospitais/Ambulatórios visitados (setor de oncopediatria): Faculdade de Medicina do ABC e Hospital Mário Covas, ambos em Santo André/SP e Hospital do Servidor Público Estadual, na Vila Mariana/SP.

As visitas ocorrem de segunda e quarta-feira, em horário de expediente.

Conheça mais em www.bigriso.com.br

 

Texto: Assessora de imprensa Rita Santos

Fotos: Divulgação

Artigos Relacionados

Prêmio ABC realiza workshop para influenciadores

Juliana Bontorim

Escolas municipais de São Caetano acolhem estudantes estrangeiros

Juliana Bontorim

Represa Billings celebra aniversário com atividades para crianças

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error