21.4 C
São Paulo
quinta-feira, 30 nov, 2023
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Informações Principal

Projeto social Big Riso comemora 15 anos espalhando alegria

#cheers #hellofolks

Uma história de amor e carinho que já beneficiou mais de 12.000 crianças e adolescentes com câncer nos hospitais

Dia 8 de novembro de 2004 no Ambulatório de Oncologia Pediátrica da Faculdade de Medicina do ABC começava uma história incrível, de muito carinho, amor e vontade de fazer o bem. As personagens? Três palhacinhas cheias de alegria, brincadeiras e muita disposição: Spningrifka Pirulito (Roberta Bigucci, arquiteta e advogada), Borbola (Mônica Elaine Binda, setor administrativo) e Chiquinha (Cecília Freitas Denadai, arquiteta).

E, como todo bom conto de fadas, esta história também tem sua fada madrinha: Clotilde Dib, que na época era presidente da AVCC (Associação dos Voluntários de Combate ao Câncer) e seu padrinho mágico: Dr. Jairo Cartum, oncologista responsável pela Oncopediatria da Faculdade de Medicina do ABC.

O nome desta história? Big Riso! Um projeto social da construtora MBigucci, que nasceu das mãos, mente e coração de Roberta Bigucci, diretora da construtora e cheia de vontade em fazer o bem. “Depois de assistir pela terceira ou quarta vez o filme americano Patch Adams, o Amor é Contagioso, sobre a humanização no atendimento em hospitais, eu, que já tinha trabalhado de palhaça na adolescência, achei que poderia fazer esse trabalho. Então, passei o filme na construtora MBigucci para incentivar o voluntariado entre nossos colaboradores. No começo acharam que eu estava “viajando”, mas a Mônica e a Cecília embarcaram nesta viagem comigo, e só tenho a agradecer”, comentou Roberta.

De lá, para cá, 15 anos já se passaram com muitos capítulos, sorrisos, finais felizes, outros nem tanto, mas com a certeza de que vale a pena cada visita feita nos hospitais, cada presença em uma ação beneficente. “Nosso objetivo é fazer com que a criança esqueça que está doente por alguns momentos. Ver o brilho nos olhos e o sorriso no rosto dos pacientes quando chegamos, é a nossa maior conquista”, destacou Roberta.

De acordo com o médico oncologista, Dr. Jairo Cartum, responsável pela Oncologia Pediátrica da Faculdade de Medicina do ABC, a alegria muda o prognóstico dos pacientes em tratamento. “Isso já foi comprovado cientificamente por estudo feito pelo grupo americano Make a Wish. Não é só a medicação que faz o resultado. Quem vence a doença é o sistema imune e o sistema imune depende também do sistema emocional. É um trabalho em equipe. Por isso, vocês do Big Riso são imprescindíveis para a cura da criança. Não se trata só de fazer sorrir, mas de ajudar na cura da doença, nunca se esqueçam disso”, destacou o oncologista.

O presidente da MBigucci, Milton Bigucci também ressaltou sua alegria em apoiar o Big Riso. “Fico feliz em ver o resultado positivo destes 15 anos e, mais ainda em saber que tem sido muito útil não só para as crianças, mas também para nossos colaboradores, voluntários e clientes”, afirmou Milton Bigucci.

Para agradecer os voluntários o Big Riso realizou uma linda festa à fantasia, cheia de magia e alegria no dia 10/11/2019.

Resultados conquistados: O Big Riso já realizou cerca de 2 mil visitas em hospitais e 170 ações sociais, beneficiando mais de 12 mil crianças e adolescentes. Já passaram pelo grupo 1.072 voluntários e atualmente são 100 atuantes. Hospitais/Ambulatórios visitados (setor de oncopediatria): Faculdade de Medicina do ABC e Hospital Mário Covas, ambos em Santo André/SP e Hospital do Servidor Público Estadual, na Vila Mariana/SP.

As visitas ocorrem de segunda e quarta-feira, em horário de expediente.

Conheça mais em www.bigriso.com.br

 

Texto: Assessora de imprensa Rita Santos

Fotos: Divulgação

Artigos Relacionados

Beleza e saúde: Por que contar com profissional especializado em cílios postiços?

Juliana Bontorim

Fiscalização Ambiental reforça vistorias de combate à poluição sonora nos comércios em cidade do ABC

Juliana Bontorim

‘NovemBeer’ agita cervejeiros para encontro solidário em cervejaria são-bernardense

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error