22.8 C
São Paulo
sábado, 2 mar, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Principal Ribeirão Pires

Ribeirão Pires promove primeira edição de feira literária

FLIRP – Feira Literária de Ribeirão Pires será em setembro

O maior evento literário do Grande ABC já tem data: dias 24 e 25 de setembro. Em dois dias de programação cultural, a Feira Literária de Ribeirão Pires (FLIRP), contemplará desde o folclore brasileiro, até o hip-hop. Passando pelo cordel, pela poesia das comunidades, a contação de histórias, a literatura em todos os gêneros e ramificações, o teatro, a música, a dança, as artes plásticas e muito mais.

Essa primeira edição será dedicada a Oswald de Andrade, um dos principais mentores do Modernismo, que comemora o seu centenário em 2022. No final da vida, Oswald morou em Ribeirão Pires e em seu sítio (Sítio Boa Sorte), tombado como patrimônio histórico pelo município. Neste lugar, Oswald escreveu parte de sua autobiografia e diário confessional.

Estrutura

Marcado para acontecer em um perímetro de 13.000 metros quadrados, no centro da cidade, reunirá não só editores, autores, professores, leitores em geral, estudantes,  mas também ilustradores, designers, pesquisadores, artistas, entre outros.  “É mesmo a verdadeira devoração antropofágica tão apregoada por Oswald para a consolidação da arte brasileira em todas as suas vertentes e possibilidades”, diz o curador da feira, Reynaldo Bessa, que é músico, escritor, poeta e professor, além disso, vencedor do Prêmio Jabuti 2009 – Poesia.

Programação

A FLIRP reunirá mais de 200 artistas de várias gerações. Por exemplo,  o  escritor Ignácio de Loyola Brandão, e o poeta Antonio Carlos Secchin, ambos integrantes da Academia Brasileira de Letras, a escritora Andréa Del Fuego, vencedora do Prêmio José Saramago 2011, a banda Samuca e a Selva, a Orquestra de Violeiros de Quirinópolis – Goiás, a atração internacional, Ballet Africa Rythme, de Senegal, e muito mais.

Parceiros – estão confirmadas mais de 20 parcerias, bem como a Universidade de São Caetano (USCS), a Fundação Pró-Memória, Sesc, Senac, as editoras Companhia das Letras, 451, Record, Editora 34, Rádio Nova Brasil FM, Diário do Grande ABC, entre outros.

1ª Feira Literária de Ribeirão Pires

Sendo assim, interessados encontram mais informações e detalhes sobre a FLIRP podem ser encontrados em flirp2022.wordpress.com

Serviço

1ª Feira Literária de Ribeirão Pires – FLIRP

Data: 24 e 25 de setembro, 9h às 21h.

Local: Região Central – rua Felipe Sabbag, rua Domingos Morgado, Paço Municipal

Da Redação.

Imagem: Divulgação.

Artigos Relacionados

Município recebe novo supermercado com geração de 220 empregos

Juliana Bontorim

Virtual, Prova de Reis de São Caetano mantém tradição da principal corrida de rua do ABC

Juliana Bontorim

Cidade anuncia criação de Conselho Municipal dos Direitos Humanos

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error