21 C
São Paulo
quinta-feira, 17 out, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Saúde

Santo André inicia programação da Semana da Luta Antimanicomial

Desfile Mental Fashion Day, que será realizado na quinta-feira, será uma das principais atrações

A equipe da saúde mental de Santo André preparou uma grande programação para a Semana da Luta Antimanicomial. O movimento tem o intuito de lembrar que todas as pessoas têm o direito fundamental à liberdade, de viver em sociedade, e de receber todos os cuidados e tratamentos sem que tenham que abrir mão do lugar de cidadãos.

Uma das principais atrações da programação é o Mental Fashion Day, evento que reúne profissionais, usuários e familiares e que será realizado na quinta-feira (16), das 13h30 às 16h, no Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, no Centro. A atração é oportunidade para o usuário se expressar da forma que se sentir confortável, seja por meio de uma poesia, música ou no tradicional desfile.

“Entendemos que a liberdade da pessoa com sofrimento psíquico é inegociável e, por isso, programamos uma série de atividades para chamar atenção da população com o objetivo de desconstruir qualquer tipo de preconceito que ainda exista sobre essas pessoas. São indivíduos que necessitam de tratamento e acompanhamento. A Semana da Luta Antimanicomial é muito aguardada por toda a equipe da saúde mental e tudo é preparado com muito carinho”, destaca o secretário de Saúde, Acacio Miranda.

A programação oficial começa nesta quarta-feira (15), às 8h30, com o lançamento do livro Experiências Exitosas Saúde Mental de Santo André 2023, que traz cases das equipes da RAPS (Rede de Atenção Psicossocial). Na sequência haverá palestras com discussões sobre a luta antimanicomial. Todos os eventos do dia serão realizados no auditório da Fundação Santo André (Avenida Príncipe de Gales, 821 – Vila Príncipe de Gales).

“O envolvimento das equipes e dos usuários na construção de cada peça do Mental Fashion Day ocorre em paralelo à discussão sobre o Modelo de Atenção Psicossocial, a Reforma Psiquiátrica e a Luta Antimanicomial. Apesar da alta demanda por atendimento em saúde mental pós-pandemia, os serviços da Rede de Atenção Psicossocial têm se destacado com aumento nas ofertas de ações de cuidado, pautas afirmativas e significativas premiações”, pontua a coordenadora da saúde mental de Santo André, Marinês Santos de Oliveira.

Na sexta-feira, equipes da saúde mental de Santo André e usuários da rede se juntarão a profissionais de outras cidades do Estado em manifestação marcada para a Avenida Paulista. O ponto de encontro será no Paço Municipal de Santo André.

Da Redação
Fotos: Alex Cavanha/Divulgação

Confira mais notícias em Portal Big ABC

Artigos Relacionados

Região do ABC terá campanha de doação de medula óssea na próxima 4ª feira

Juliana Bontorim

W3G promove caminhada de conscientização no Parque Central

Juliana Bontorim

Santo André recebe a 3ª edição da Marcha Furta-cor

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error