23.8 C
São Paulo
quinta-feira, 22 fev, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Principal Santo André

Santo André inicia Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação

Na segunda feira, dia 17 de outubro, começaram as atividades da Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Santo André. Na data, houve a abertura da exposição dos projetos de alta tecnologia desenvolvidos pelos alunos das instituições de ensino da região. Entre as inovações apresentadas estão um aplicativo que reconhece o motivo do choro do recém- nascido, desenvolvido pelos alunos do Centro Universitário FEI, e a bancada com braço robótico que imprime o rosto do cliente no café, do Instituto Mauá de Tecnologia. A cerimônia contou com a palestra do diretor executivo da TecMobile, o advogado Evandro Barros, sobre “Os desafios de empreender” .

“O que a gente tem feito aqui em Santo André é eleger a tecnologia, a ciência e a inovação como uma escolha estratégica para o desenvolvimento do país. É priorizar o investimento no setor para atrair o emprego e a renda tão necessários”, disse o secretário de Desenvolvimento e Geração Emprego, Evandro Banzato, durante a cerimônia de abertura.

Banzato acrescentou que está no DNA de Santo André a atração de investimentos. “Quem gera emprego é a iniciativa privada. Então, nosso objetivo é atrair investimento para a nossa cidade, para que as empresas criem novas vagas. Para isso nós trabalhamos em três pilares muito claros: melhorar o ambiente de negócios, melhorar a competitividade das empresas e fomentar uma cultura de empreendedorismo, de qualificação da mão de obra e de inovação. Esse é o tripé que nos sustenta nesse trabalho contínuo e dedicado a atrair investimentos para a nossa cidade e nossa região”, concluiu.

Programação
Na terça (18), a programação segue com a palestra online “Sabina: um espaço de letramento científico de crianças, adolescentes e adultos”, às 19h, e a palestra sobre “Inteligência Artificial”, no auditório da Faculdade Anhanguera, às 19h30.

Na quarta-feira (19), às 9h, o tema será “IoT: A Internet das Coisas em Todas as Coisas”, em debate online na Fundação Santo André. Na mesma data, às 11h, haverá palestra sobre “O aquecimento do mercado de tecnologia” na unidade do Senac Santo André. Na sequência, às 15h, ocorre a palestra “A embalagem e o Meio Ambiente”, promovida pelo Instituto Mauá de Engenharia, no Auditório Heleny Guariba.

“Empreendedorismo, Inovação e o Papel do Parque Tecnológico no município” é o tema da palestra da quinta-feira (20), que acontece às 11h, na Etec Júlio de Mesquita. A palestra “Digitalização do setor de Energia” será realizada na FEI, às 14h30.

Além disso, a Semana promove o encontro de startups, na quinta, na UFABC (Universidade Federal do ABC). Confirmaram presença as startups NAIAD, Brazilian Nano Feed e Krabs. A programação completa está disponível em: https://bit.ly/semanadeinovacao22.

Tecnologia e Arte – O Prêmio Inovação, que reconhecerá os melhores projetos expostos durante a Semana, encerra o evento na sexta-feira (21), às 19h, no Saguão do Teatro Municipal, seguido da apresentação da orquestra do Projeto Locomotiva, que interpretará clássicos do cinema de ficção científica. O Projeto Locomotiva é uma organização sem fins lucrativos que assiste, por meio do ensino da música no contraturno escolar, crianças e adolescentes com idade entre 7 e 17 anos.

A Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação é uma realização da Prefeitura de Santo André e da Escola de Ouro Andreense, com o apoio do Instituto Avançado de Robótica (IAR) e da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André). Participam do evento a Faculdade Anhanguera, Etec Júlio de Mesquita, Fundação Santo André, Senac, Senai, Faculdade Strong Business School, Centro Universitário FEI, Instituto Mauá de Engenharia, Faculdade São Judas, Sabina Escola Parque do Conhecimento, UFABC e Fapen (Faculdade Pentágono).

Da Redação
Fotos: Alex Cavanha/PSA

Artigos Relacionados

Vestibular USCS abre inscrições para o segundo semestre

Juliana Bontorim

Baby Beef Jardim prepara cardápio de ceia de Natal para encomendas

Juliana Bontorim

Educação de Ribeirão Pires reforça alimentação saudável nas unidades municipais de ensino

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error