21 C
São Paulo
quinta-feira, 17 out, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Principal

São Bernardo é a primeira cidade a instituir o Dia da Doação de Sangue da Pessoa com Deficiência

Nesta manhã de quarta-feira (28/02) ocorreu na Câmara Municipal de São Bernardo do Campo uma grande vitória para nossa comunidade, pois foi instituída pela primeira vez no Brasil no Calendário Oficial de um Município o PROJETO DE LEI N° 112/2023 que reconhece o dia 14 de setembro como Dia da Doação de Sangue da Pessoa com Deficiência.

O Dia de Doação de Sangue da Pessoa com Deficiência surgiu do Projeto Gotas Eficientes que foi concebido há 8 anos pela Associação Adote um Cidadão, capitaneada pelo Empreendedor Social Antonio Carlos Veiga, no município de São Bernardo do Campo com o objetivo de mobilizar o maior número de doadores de sangue, envolvendo desde pessoas com deficiência, familiares, amigos, e instituições da sociedade civil, para assim, ajudar o maior número de pessoas através das doações em diversos hemocentros do Brasil.

 A essência da ação pode ser explanada pelo seu slogan DOE O AMOR QUE CORRE EM SUAS VEIAS porque, geralmente, os deficientes são agraciados com doações devido a sua condição de vulnerabilidade social. Porém, o ato de doar sangue para salvar vidas é uma expressão genuína de amor que transcende qualquer doação em espécie, pois coloca a pessoa com deficiência como protagonista de um ato de pura nobreza. Em que cada gota vermelha de sangue é convertida em cores para dar ânimo e oportunidade de celebrar a vida.

“Essa é uma grande vitória para todos que há 8 anos doam o amor que corre em suas veias”, explica Antonio Carlos Veiga, idealizador da Ação Gotas Eficientes. “Não podemos deixar de mencionar que essa conquista não seria possível sem a cooperação do Presidente da câmara Danilo Lima, que de maneira cortês e solícita, nos atendeu e mais uma vez comungou de nossa iniciativa e através de nossa aliança social, pleiteou pelo reconhecimento municipal do Dia da Doação de Sangue da Pessoa com Deficiência através das ações realizadas pela ação Gotas Eficientes”.

A campanha já conta com o apoio de pessoas com deficiência visual, física e intelectual de todo território nacional, que motivados já participam e se comprometem anualmente, pois com uma única doação é possível salvar 4 vidas.

“Começamos a instituir a data como Projeto de Lei em São Bernardo porque aqui foi onde começamos. Porém, como nossa ação já ocorre em todo Brasil, expandiremos gradualmente o Projeto de Lei para as sete cidades do ABC, Estado de São Paulo até atingirmos o âmbito de Lei Nacional”, salienta Veiga.

O Projeto em 2024 está dividido em três fases durante o ano, e iniciou sua 8ª edição, dia 28 de janeiro, ocorrendo simultaneamente em diversos hemocentros do Brasil, unindo o ímpeto de diversas pessoas na nobre iniciativa de salvar vidas. E segue com ações em 25 de maio, e 14 de setembro dia em que será celebrado o Dia Nacional de Doação de Sangue da Pessoa com Deficiência.

 

Da Redação

Foto: Divulgação

Confira mais notícias em Portal Big ABC

Artigos Relacionados

Profissionais da região destacam-se em premiação para arquitetos e decoradores

Juliana Bontorim

Profissionais de Odontologia conscientizam estudantes sobre saúde bucal

Juliana Bontorim

Sustentabilidade em movimento: kombihome utiliza energia solar

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error