27.8 C
São Paulo
quarta-feira, 17 abr, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Principal

São Bernardo é a primeira cidade a instituir o Dia da Doação de Sangue da Pessoa com Deficiência

Nesta manhã de quarta-feira (28/02) ocorreu na Câmara Municipal de São Bernardo do Campo uma grande vitória para nossa comunidade, pois foi instituída pela primeira vez no Brasil no Calendário Oficial de um Município o PROJETO DE LEI N° 112/2023 que reconhece o dia 14 de setembro como Dia da Doação de Sangue da Pessoa com Deficiência.

O Dia de Doação de Sangue da Pessoa com Deficiência surgiu do Projeto Gotas Eficientes que foi concebido há 8 anos pela Associação Adote um Cidadão, capitaneada pelo Empreendedor Social Antonio Carlos Veiga, no município de São Bernardo do Campo com o objetivo de mobilizar o maior número de doadores de sangue, envolvendo desde pessoas com deficiência, familiares, amigos, e instituições da sociedade civil, para assim, ajudar o maior número de pessoas através das doações em diversos hemocentros do Brasil.

 A essência da ação pode ser explanada pelo seu slogan DOE O AMOR QUE CORRE EM SUAS VEIAS porque, geralmente, os deficientes são agraciados com doações devido a sua condição de vulnerabilidade social. Porém, o ato de doar sangue para salvar vidas é uma expressão genuína de amor que transcende qualquer doação em espécie, pois coloca a pessoa com deficiência como protagonista de um ato de pura nobreza. Em que cada gota vermelha de sangue é convertida em cores para dar ânimo e oportunidade de celebrar a vida.

“Essa é uma grande vitória para todos que há 8 anos doam o amor que corre em suas veias”, explica Antonio Carlos Veiga, idealizador da Ação Gotas Eficientes. “Não podemos deixar de mencionar que essa conquista não seria possível sem a cooperação do Presidente da câmara Danilo Lima, que de maneira cortês e solícita, nos atendeu e mais uma vez comungou de nossa iniciativa e através de nossa aliança social, pleiteou pelo reconhecimento municipal do Dia da Doação de Sangue da Pessoa com Deficiência através das ações realizadas pela ação Gotas Eficientes”.

A campanha já conta com o apoio de pessoas com deficiência visual, física e intelectual de todo território nacional, que motivados já participam e se comprometem anualmente, pois com uma única doação é possível salvar 4 vidas.

“Começamos a instituir a data como Projeto de Lei em São Bernardo porque aqui foi onde começamos. Porém, como nossa ação já ocorre em todo Brasil, expandiremos gradualmente o Projeto de Lei para as sete cidades do ABC, Estado de São Paulo até atingirmos o âmbito de Lei Nacional”, salienta Veiga.

O Projeto em 2024 está dividido em três fases durante o ano, e iniciou sua 8ª edição, dia 28 de janeiro, ocorrendo simultaneamente em diversos hemocentros do Brasil, unindo o ímpeto de diversas pessoas na nobre iniciativa de salvar vidas. E segue com ações em 25 de maio, e 14 de setembro dia em que será celebrado o Dia Nacional de Doação de Sangue da Pessoa com Deficiência.

 

Da Redação

Foto: Divulgação

Confira mais notícias em Portal Big ABC

Artigos Relacionados

Escola Municipal recebe plantação de novas mudas em canteiro

Juliana Bontorim

Sistema de transporte elétrico tem data confirmada para construção

Juliana Bontorim

Padaria lança sabores para festival de caldos e sopas 2021

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error