21 C
São Paulo
domingo, 3 mar, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Principal São Bernardo do Campo

São Bernardo intensifica ações de combate ao câncer de próstata no Novembro Azul

Mês que concentra as ações voltadas ao combate do câncer da próstata, o Novembro Azul vai reforçar a oferta de serviços de saúde do homem nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de São Bernardo, por meio da ampliação dos exames e consultas e outros procedimentos, além de busca ativa de pacientes e palestras orientativas sobre as principais doenças que mais acometem o público masculino, como o câncer de próstata, a diabetes, a hipertensão, a obesidade, entre outras.
“O preconceito em torno de exames de próstata e a dificuldade em manter a frequência de consultas e exames anuais estão entre os fatores que geralmente afastam os homens do consultório e, consequentemente, da oportunidade de prevenção. Só que a maioria dos cânceres, quando detectados precocemente, têm altas chances de cura. Logo, o Novembro Azul é mais uma chance que todo homem tem para priorizar a ida à UBS mais próxima. Vamos nos cuidar”, frisa Dr. Geraldo Reple Sobrinho, secretário de Saúde de São Bernardo.

SINTOMAS

Na maioria dos casos, o câncer da próstata se manifesta quando está mais avançado no organismo, por isso, exames anuais e consultas ao médico são fundamentais para evitar ou identificar quaisquer diferenças nesse e em outros órgãos. Os principais sintomas são dificuldade de urinar, sangue na urina, diminuição do jato de urina e necessidade de urinar muitas vezes ao dia.

DIA D – A programação pela saúde masculina traz, ainda, o Dia D do Novembro Azul, marcado para o dia 26 de novembro, com equipes da saúde reforçadas em sete UBSs localizadas em pontos estratégicos da cidade: Paulicéia, Baeta Neves, Santa Terezinha, Vila Euclides, Vila Rosa, Orquídeas e Finco. Os atendimentos ocorrerão das 8h às 17h, sob demanda livre para exames da próstata, além de palestras. Na UBS Orquídeas, pacientes poderão participar de rodas de conversa sobre as doenças que mais acometem os homens e receber atendimentos individuais. A busca ativa por casos, orientações sobre tabagismo e outros cuidados inerentes ao homem farão parte da agenda na UBS Finco. Para participar, basta o munícipe ir até a UBS mais próxima de sua casa e apresentar um documento com foto, acompanhado da carteirinha da UBS.

ILUMINAÇÃO ESPECIAL – Para celebrar o mês da conscientização contra o câncer de próstata, o Paço Municipal recebeu iluminação especial em azul.

Da Redação.
Fotos: Omar Matsumoto/PMSBC

Confira mais notícias da região no Portal Big ABC.

Artigos Relacionados

Terapia com animais humaniza tratamento dos pacientes oncológicos em São Bernardo

Juliana Bontorim

Prefeitura de São Bernardo abre vagas para cursos de empreendedorismo

Juliana Bontorim

Cãominhada do Colégio São José promove bem-estar no domingo

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error