22.8 C
São Paulo
sábado, 2 mar, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Principal

Semasa promove Minicurso de Cambuci para moradores da região do Parque do Pedroso

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) está com inscrições abertas para moradores da região do Parque do Pedroso que estejam interessados em participar do ‘Minicurso de Cambuci – da Mata à mesa’. A formação, com viés em fortalecer o desenvolvimento cultural local, também tem o objetivo de gerar trabalho e renda por meio da produção e venda de produtos culinários produzidos a partir do fruto da Mata Atlântica.

Santo André está inserida no bioma da Mata Atlântica e o Parque Natural do Pedroso, a maior Unidade de Conservação do município, possui fauna e flora ricos em espécies, entre elas destaca-se o fruto do cambuci. Assim, durante os encontros de formação, os participantes vão poder aprender mais sobre o manejo sustentável do fruto, seus benefícios para a alimentação e saúde, técnicas de segurança alimentar e preparo de receitas culinárias.

A primeira aula ocorre dia 7 de abril, às 9h30, no auditório do Parque do Pedroso (localizado dentro da sede da Polícia Ambiental) e vai trazer informações teóricas e práticas sobre as técnicas de cultivo da planta. Os interessados também poderão colher os frutos presentes nas árvores do próprio parque. Já no dia 11 de abril, das 13h30 às 16h, a formação se concentra em apresentar as técnicas de preparo dos alimentos, redução de desperdício e formas de armazenamento.

“Santo André já é pioneira em explorar culturalmente o fruto do cambuci, ao realizar o tradicional festival em Paranapiacaba e integrar a Rota Gastronômica. A iniciativa do Semasa busca incentivar o desenvolvimento econômico local, uma vez que os participantes poderão expor e vender os alimentos e produtos produzidos durante o 1º Festival do Cambuci do Parque do Pedroso”, explica o superintendente do Semasa, Gilvan Junior. O festival, que será realizado pela autarquia em 30 de abril, faz parte das comemorações do aniversário de 469 anos de Santo André.

O minicurso tem vagas limitadas e é voltado exclusivamente para moradores que residam nos bairros Recreio da Borda do Campo, Parque Miami, Pintassilgo e Jardim Riviera. Os interessados devem se inscrever presencialmente, na sede administrativa do Pedroso (em frente ao playground) ou pelo telefone 4433-9036 / 9033.

| Texto: Paloma Alvarez
| Foto: Divulgação/Semasa

Artigos Relacionados

Escola Municipal oferece recursos gratuitos para aulas e reuniões virtuais

Juliana Bontorim

Campanha Solidária em Mauá reforça importância da contribuição desde criança

Juliana Bontorim

Hospital de campanha do Estádio Bruno José Daniel recebe primeiros pacientes

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error