23.8 C
São Paulo
quinta-feira, 22 fev, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Principal Santo André

A Casita promove nova edição da Semana do Parto Normal

Dia do Parto Normal é celebrado em 29 de setembro

Iniciativa do Dia do Parto normal começou quando gestantes chegavam nA Casita (espaço para todas as mulheres de todas as idades e bebês, referência em humanização do parto e a primeira do ABC – em Santo André, desde 2012) anos buscando um parto normal, porém, diziam: “quero normal, mas não humanizado!”.

Essa diferença de entendimento gera algumas dúvidas e o intuito é trazer informações e conhecimento “Na época, havia e ainda há um estigma sobre este termo. Se pudermos dar um sinônimo para ele, diria parto com respeito. Logo pensei “por que é que não existe o dia do parto normal, justamente para disseminar informações e obviamente desmistificar o parto humanizado?”, comentou Carla Capuano psicóloga obstétrica-perinatal, doula pela Donna International, criadora da campanha de conscientização Dia do Parto Normal.

Assim, dia 29/9/2019 nasceu uma campanha a favor do parto e nascimento com respeito. Além disso, Carla Capuano relembra sobre a data.  “Neste mesmo dia, como um presente, dois partos normais humanizados com a nossa equipe… e um deles tive o privilégio de acompanhar como doula. Desde então, nós dA Casita, profissionais e famílias compartilhamos o que sentimos ser importante divulgar sobre o tema. A mais genuína intenção é fazer as pessoas conhecerem a realidade da assistência obstétrica no Brasil, não romantizar a maternidade e priorizar o que é mais importante”, disse.

A profissional ressalta que na vida é preciso fazer escolhas conscientes. Carla Capuano é Psicóloga obstétrica-perinatal, mãe, criadora do dia do parto normal e idealizadora dA Casita.

O Dia

E, por que 29/9? Carla explica que setembro é o nono mês do ano, mês da nossa primavera, sendo assim, significa o encerramento e recomeço de ciclos. Dia 29 é considerado o mais feminino de todos, é também o dia da espiritualidade. Na numerologia, corresponde ao universal feminino. É o útero da mãe nutrido e protegido até o momento do nascimento, é conscientizacão, é empoderamento. É dia de parto!

Semana do Parto Normal

A Casita realiza pelo quarto ano consecutivo a Semana do Parto Normal. Trata-se de uma campanha em favor do parto e nascimento com respeito em comemoração ao Dia do Parto Normal.

Entre os dias 22 e 29/09 haverá palestras gratuitas com profissionais ligados à humanização do parto e nascimento. Entre os assuntos, relatos de parto, o cenário obstétrico no país, o modelo cesarista oferecido por muitos convênios, violência obstétrica, qual a importância de uma equipe multidisciplinar e quais casos a cesárea é necessária e pode salvar vidas. Vale lembrar que nem todas as mulheres terão um parto normal, mas isso não as impedem de ter uma experiência segura, respeitosa e prazerosa. Toda forma de comunicação é bem-vinda. Incentivamos que todos possam participar da campanha trazendo informações importantes sobre o tema e utilizando a #diadopartonormal

Mais informações e inscrições: https://www.partonormalabc.com.br/

É possível se inscrever gratuitamente em todas as palestras on-line. No entanto,  em função espaço físico, as vagas presenciais são limitadas em 2 palestras por casal e o uso de máscara se faz necessário.

Da Redação.

Imagem: Divulgação.

Artigos Relacionados

Shows em Diadema arrecadam mais de quatro toneladas de doações

Juliana Bontorim

Atriz mirim integra elenco de nova série musical do Disney+

Juliana Bontorim

Arraial Solidário de Santo André contará com diversas atrações

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error