19.5 C
São Paulo
quinta-feira, 18 abr, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Cidades Principal

Alunos vencem concurso “Biodiversidade do Seu Bairro”

Os alunos que tiveram as fotos selecionadas no concurso fotográfico “Biodiversidade do Seu Bairro”, promovido em parceria pelas secretarias de Educação e de Meio Ambiente de Ribeirão Pires, receberam nesta sexta-feira, dia 2, premiação pela participação no projeto. Os estudantes receberam kits com livros, brinquedos e doces. A premiação, que contou com a presença do prefeito Clóvis Volpi e autoridades, foi realizada no Parque Municipal Prof. Luiz Carlos Grecco (Pérola da Serra).

Foram selecionadas as imagens dos alunos: Athur Rosa Moreno, 3° ano D, E.M. Eng. Carlos Rohm II; Yasmin Almeida Olivarte, 8° ano C, E.M. Eng. Carlos Rohm I; Bernardo Santos Silva, Berçário I, E.M. Pastor Antonio Silva; e Ana Júlia dos Santos Freitas, Jardim I B, E.M. Monteiro Lobato.

“A questão ambiental vem ganhando força, crescendo ao longo do tempo. O que nós estamos fazendo hoje vai ter resultado para as próximas gerações. Estamos cuidando de nossa cidade, das famílias, trabalhando por mais consciência ambiental e pelo bom desenvolvimento das nossas crianças”, declarou o prefeito aos alunos e familiares durante a premiação.

O projeto

Quase 330 estudantes, do Ensino Infantil ao Fundamental II, enviaram fotografias para o projeto. Cada aluno, com o apoio de sua família, deveria fazer o registro fotográfico, de celular, inclusive, de imagens da fauna e/ou flora da região em que reside. Foram exceções animais domésticos ou em cativeiro, plantas em vasos ou floreiras e fotos com presença de pessoas. Como resultado da proposta, foram enviadas imagens de flores, árvores e animais silvestres encontrados nas matas da Estância Turística de Ribeirão Pires.

Ana Júlia, 5 anos, aluna da E.M. Monteiro Lobato, recebeu o prêmio acompanhada da mãe, do pai e de seus dois irmãos, um deles, Eduardo, 8 anos, também estudantes da rede municipal e que participou do concurso (E.M. Maria Siqueira de Paula). Sobre a fotografia selecionada pelos jurados, de dois saguis se alimentando, Ana Júlia explica: “eles aparecem na minha casa, mas são da natureza”.

Juliana Freitas, mãe da aluna, conta que, depois do concurso, tanto Ana Júlia quando Eduardo estão muito mais atentos às belezas do bairro onde moram – Jardim Represa. “Somos privilegiados pelo contato que temos com a natureza. Lá perto de casa vemos tucanos, araras, saguis, garças, e muitos outros animais. Agora eles estão mais atentos aos detalhes e querem fotografar tudo. Encheram meu celular de fotos”, contou.

As fotos enviadas foram avaliadas por profissionais da área biológica e da fotografia: Ronaldo Morais, biólogo e diretor do Bioparque Macuco; Paula Ramos, fotógrafa educacional e cineasta; e Juliana Leroy, aquarista, bióloga, mestre em ciências florestais e doutoranda em sistemática e evolução.

A Prefeitura de Ribeirão Pires publicou na página oficial do Facebook, ao longo do mês de junho, as fotos enviadas por todos os participantes. Na quarta-feira, dia 30, as imagens selecionadas foram publicadas nos canais oficiais.

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa – Secretaria de Educação – Prefeitura de Ribeirão Pires

Artigos Relacionados

Ribeirão Pires promove concerto gratuito com Quarteto Lumière

Juliana Bontorim

Candidata à OAB Mauá conta planos para presidência

Juliana Bontorim

Ribeirão Pires promove primeira edição de feira literária

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error