15.6 C
São Paulo
segunda-feira, 27 maio, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Cidadania Colunista Gabriela Freitas Miauguitos Principal

Apaixonada por animais arrecada doações para ‘construir’ nova vida aos bichos abandonados

“Doar Amor Não tem Preço” e assim, diariamente, a atibaiana de 34 anos, Jéssica Diana, doa-se em prol dos animais vítimas de negligência e abandono no interior paulista, aliás, conta com ajuda do esposo Diego Freire Ramos, de 36 anos. Desde 2018, o Santuário Danp, em Atibaia, resgata cães e gatos nas ruas, oferece tratamento necessário para saúde e, após este período de cuidados constantes, realiza adoção consciente para pessoas dispostas a ter um bichinho em casa ou então garante um ‘lar’ no próprio santuário.

“Desde criança eu sou apaixonada por animais e meu sonho era cuidar deles. Eu não pude fazer faculdade de veterinária por questões financeiras, mas me formei em técnica veterinária e isso ajudou muito todo esse tempo”, salientou Jéssica. 

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 2021, o Brasil tem cerca de 30 milhões de bichos abandonados, destes 10 milhões são gatos e 20 milhões são cachorros.

Outro fator que contribuiu, significativamente, com o alto número foi o avanço da pandemia da Covid-19, instaurada no país desde março de 2020. Para manter os trabalhos assistenciais durante o período de isolamento social, Jéssica junta latinhas para vender e transformar em recursos para manutenção mensal do local, além de doações de algumas pessoas e arrecadação de itens para realizar o bingo solidário em fevereiro de 2022. “Eu me viro nos trinta procurando várias opções para não deixar faltar nada para eles. Porque os gastos são bem altos e apenas com as doações que recebo não consigo suprir”, afirmou. 

Cuidado e Amor

A vontade de ajudar aqueles seres frágeis que encontrava pelas ruas sempre esteve presente em Jéssica, que também compartilhou essa paixão com seu filho Christian Miguel, de 16 anos.

“Nós pegávamos ônibus juntos, eu ia trabalhar e ele ia pra escola. Todos os dias levávamos ração para deixar próximo aos animais que passavam pelo ponto de embarque e desembarque. Fazíamos pela manhã e pela tarde quando voltávamos”, comentou a protetora.

Primeiro cão resgatado pelo filho Miguel. O menino cuidou dele enquanto a mãe estava trabalhando e deu o nome de ‘Black’

A atitude também contava com água à disposição na entrada da casa de Jéssica, cuidados veterinários para aqueles machucados e castração para outros. “Com o passar do tempo surgiam mais bichos para cuidarmos e os valores gastos cada vez maiores, por isso, promovia bazar para vender alguns itens e juntar mais dinheiro. Eu precisava ajudar todos eles”, contou. 

Então, em 2014, surgiu o projeto “Doar Amor Não Tem Preço”, aliás, voluntários e apoiadores contribuem com doações de ração, dinheiro e produtos para vender nos bazares, desde o início das ações. 

‘Black’ no Santuário Danp – Doa Amor Não tem Preço

A cada ano os serviços prestados aumentavam e a casa onde morava tornou-se pequena para acolher tantos bichos. Por isso, em 2018, com ajuda de uma advogada integrante da Ordem dos Advogados regional, houve a abertura do CNPJ e a inauguração do atual Santuário Danp – Doar Amor Não Tem Preço.

Santuário animal

A ideia de tornar-se um santuário é oferecer aos animais a oportunidade de viverem livremente, e não divididos por canis. Apesar da intenção de promover a adoção responsável, a idealizadora deseja cuidar de cada animal com amor e carinho e fazer do santuário o ‘lar’ deles. “Esse nosso espaço será a casa deles sempre. Então o santuário é deles e para eles. Se possível vamos doar, mas já tenho cães que estão comigo há sete anos e permanecerão”, disse a voluntária que também compartilha que não há distinção de bichos resgatados, todos, independentemente de tamanho, raça e espécie, são acolhidos. 

Atualmente com mais de 90 ‘bichinhos’, entre cães, gatos, coelhos, patos e galinhas, o lugar conta com cronograma diário para cuidado efetivo de cada atendido. “Nós precisamos constantemente de amor, então nosso Santuário Danp – Doar Amor Não Tem Preço -, traz para estes seres tão frágeis todo amor do mundo dos voluntários e apaixonados, assim como eu, por eles. É como sempre falo nas postagens: ‘Amor não enche barriga e nem paga contas, mas sem amor não dá para fazer nada”, salientou.

Outra iniciativa é buscar um novo local para continuar os trabalhos assistenciais, justamente pela proprietária do endereço atual estar na intenção de quebrar o contrato, por isso, Jéssica promove diversas ações nas redes sociais para angariar fundos para adquirir um novo sítio. “Precisamos de um lugar para chamar de lar e ter a tranquilidade de ser algo nosso. E, claro, poder construir os espaços de convívios, entre espécies e personalidade também. É engraçado porque eu conheço cada um deles”, compartilhou. 

Faça parte!

O Santuário Danp precisa de doações para manter os trabalhos com conforto e qualidade de vida para todos os bichos que convivem no ambiente. Entre os gastos mensais estão: aluguel, conta de luz, internet, ração, veterinário, remédios, vacinas e castração. Com contribuição voluntária, o abrigo conseguiu continuar os atendimentos mesmo durante a pandemia, mas a situação financeira não permite, por enquanto, realizar novos resgates.

“Temos o sonho de ajudar em todos os segmentos qualquer animal, mesmo que não esteja sob nossos cuidados. Apesar das dificuldades de recursos financeiros, eu creio que iremos conquistar um sítio para nós com todas as ramificações que desejamos para dedicar, exclusivamente, aos nossos bichinhos”, comentou.

Os atendimentos são de segundas, terças, quintas e sextas-feiras, das 10h às 12h e das 14h às 16h, e aos sábados, das 10h às 13h, além disso, o público pode visitar a partir de agendamento por meio do telefone (11) 94333-5759 (Jéssica). 

Para doações aos animais: Pix 35.754.394/0001-58

 

 

Fotos: Arquivo Pessoal Danp

Artigos Relacionados

Dia Nacional da Kombi: Veículo marca trajetória da Volkswagen no Brasil

Juliana Bontorim

Saddam Tatto promove Flash Day com desenhos exclusivos

Juliana Bontorim

Cidade do Grande ABC estende horário de funcionamento no Dia dos Namorados

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error