23.4 C
São Paulo
quinta-feira, 29 fev, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Principal Santo André

Arraial Solidário de Santo André reúne 60 mil pessoas e arrecada 13 toneladas de alimentos

Segunda edição do Arraial Solidário de Santo André, durante três dias de evento, reuniu mais de 60 mil pessoas, e não só arrecadou 13 toneladas de alimentos, mas também cerca de 10 mil itens para a Campanha do Agasalho.
“Mais um evento que cumpriu seu papel e que colocou a solidariedade em destaque. Mesmo com o frio os andreenses estiveram presentes e as entidades que participaram deste Arraial estão bastante agradecidas pelo retorno que tiveram”, destacou o prefeito Paulo Serra. A primeira-dama Ana Carolina Serra comemorou os resultados da iniciativa. “Esta edição superou o número de doações e presença de público. Tudo começou com o resgate da Feira da Fraternidade, e agora podemos celebrar também o sucesso de eventos como este Arraial e a expectativa da chegada de mais um Natal Solidário”.
Dessa forma, o encerramento do Arraial ficou por conta do show da animada dupla Rionegro & Solimões. Passaram ainda pelo palco no Paço Municipal Thaeme & Thiago, na sexta-feira (16), e tributos a Marília Mendonça e Cristiano Araújo no sábado (17), entre outras atrações.
“Depois da pandemia o público quer celebrar. Agora que já atravessamos a fase do isolamento, temos que aproveitar para festejar o máximo possível. Estamos felizes por estar aqui em Santo André, pois somos recebidos sempre com muito carinho”, agradeceu o cantor Rionegro, ao lado do parceiro Solimões.
Além dos shows, outro ponto do evento que recebeu destaque foi a gastronomia, com direito a comidas típicas das festas juninas e outras delícias.
“Foi uma luta pra decidir quais comidas ia escolher. Tudo parece ótimo. A cada barraca uma tentação”, comentou Junior Lins, de 38 anos.

Solidariedade

A estrutura do Arraial contou com 46 barracas de entidades assistenciais cadastradas no município. Sendo assim, incluindo comidas, bebidas e artigos típicos de festa junina e, além disso, de artesanatos e roupas. Toda a renda foi revertida para as próprias instituições.
“A grande importância do Arraial é justamente fazer com esta festa se transforme em solidariedade, ajudando muitas pessoas”, ressaltou a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Cláudia de Fabris.
Outra atração de sucesso foi o Bingo Solidário, com grandes prêmios aos vencedores e renda revertida ao Fundo Social de Solidariedade. No total, houve a venda de 1.877 cartelas e arrecadados cerca de R$ 9,4 mil.
Reciclagem – Para ampliar a reciclagem e diminuir o número de materiais que poderiam ter como destino o Aterro Sanitário Municipal de Santo André, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) implantou uma Central de Triagem Compacta. A iniciativa inovadora ocorreu pela primeira vez no Arraial Solidário, proporcionando que os resíduos recicláveis gerados no local tenham o destino ambientalmente correto.
Sendo assim,  espaço atraiu a curiosidade de frequentadores, tornando-se importante espaço de sensibilização e educação ambiental, sendo fundamental para incentivar a prática da reciclagem. Os resíduos terão destinação às cooperativas de reciclagem, proporcionando emprego e renda para mais de 80 pessoas.
Dessa maneira, Arraial Solidário foi uma realização da RM Tatuapé, com apresentação do Diário do Grande ABC e da Coop, patrocínio da Braskem, Nova Ceasa e Patriani, e copatrocínio da LGBS e Terracom. Além disso, o Bingo Solidário teve o patrocínio da Copafer.

Da Redação
Fotos: Alex Cavanha e Eduardo Merlino

Artigos Relacionados

Chef Ana Maria Tomazoni promove festival do cambuci em São Bernardo

Juliana Bontorim

Contém Geek by Pedro Irie: Cine Petra Belas Artes disponibiliza grande acervo para degustação

Pedro Irie

Contém saúde: Rejuvenescimento facial. Você já ouviu falar?

Dra. Renata Pinchiari
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error