21 C
São Paulo
domingo, 3 mar, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Principal São Bernardo do Campo

Artista de São Bernardo promove homenagens por meio de desenhos realistas

Artista visual e morador de São Bernardo, Robson Melancia integra diversas ações

Existem talentos de sobra em nossa região! No universo artístico do Grande ABC, encontramos muitas pessoas que abrilhantam diversos setores, seja música, pintura, artesanato ou outros.
No destaque de hoje temos Robson Marques, conhecido por Robson Melancia na street art. Natural de Sâo Paulo, atualmente reside em São Bernardo. Autodidata, começou na arte urbana em 2013. O artista visual tem variados estilos de criação, no entanto, seu principal é o realismo.
Na trajetória dele, estão exposições, mostras e espaços em que pôde, com suas artes. levar cor e demonstrar a técnica de grafite para o público. Além disso, apresentou os trabalhos em programas de televisão como Encontro com Fátima Bernardes (Globo), Programa da Sabrina (Record) e Programa Kombina (TV Aparecida).
Entre suas pinturas, muitos rostos famosos apareceram. Alguns atletas e atores, como por exemplo, Charlie Brown Jr. e o surfista Gabriel Medina.
Seja em telas ou paredes, ele deixa sua marca em grandes figuras que levam os espectadores em viagens pela nostálgica infância ou direto para os palcos com seus ídolos.
Melancia marcou presença em eventos e festivais de arte como o “Graffiti Pelo Fim da Violência”, realizado pelo Instituto Anon e Rede Nami no Rio de Janeiro; “Graffiti Contra Enchente” em São Paulo, “Por uma Cultura de Paz”, no Paraná e, também, evento cultural de São Tomé das Letras- MG.
Nas empreitadas mais recentes, estão ações e homenagens realizadas na região. Conheça e saiba como prestigiar as obras em exposição.

“Mural Literário”

Em homenagem à obra de Ariano Suassuna, O Auto da Compadecida, o artista foi responsável por um mural na da Escola Estadual Professor Jorge Rahme no Taboão, em São Bernardo. Espaço foi cedido pelo colégio na pessoa da Diretora Daniela Toth.
O mural representa a obra de um dos maiores autores do país e sua adaptação cinematográfica. “Trata-se, também, de um projeto pessoal, o qual resolvi fazer não só para homenagear Ariano Suassuna, bem como sua obra mais popular ‘O Auto da Compadecida’. Aproveitando que o filme faz 22 anos de seu lançamento, coloquei no painel, além de Ariano, os dois principais personagens da trama, João Grilo e Chicó. Mesclando os rostos com xilogravuras as quais contam um pouco da história do filme”, comentou Robson.

Rei do Rock

Em agosto, homenageando os 45 anos do legado de Elvis Presley, a Fábrica de Cultura promove atividades com temáticas relacionada a carreira e vida do cantor. Outros artistas também participaram e a programação segue até o final do mês em diversas unidades de São Paulo.
Robson integrou ação, a convite do Museu Catavento, no dia 07 de agosto, com grafite em tela na Fábrica de Cultura 4.0, em São Bernado. Na exposição, o artista produziu sua obra a partir de imagem escolhida em conjunto com os organizadores.

Nostalgia

Não só de grandes figuras reais são feitas as mostras nas quais Robson participa, mas também personagens de desenhos animados. Levando os espectadores de volta à infância, Melancia apresenta telas a óleo retratando personagens de desenhos animados antigos. Nelas, aparecem clássicos da Disney, Hanna Barbera e Looney Tunes.
Esse é outro projeto pessoal que ganhou espaço de exibição no CREC, em Sâo Bernardo, e estará aberto ao público até o começo de outubro. “Já vinha a algum tempo pintando telas com personagens dos desenhos animados da década de 80, os quais fizeram parte da minha infância. E após contato com a direção do CREC Pauliceia resolvemos montar a expo, pois é um tema que com certeza vai mexer com muita gente e trazer boas lembranças! Os desenhos foram todos escolhidos por mim”, disse.

Serviço

“Exposição Personagens de Desenhos Animados Antigos – Robson Melancia”
Data e horário: 25/8 a 5/10/2022 – de segunda a sexta, das 9h às 21h
Local: CREC Pauliceia (Rua Francisco Alves, 460, Pauliceia).

Para Robson, os convites e a possibilidade de apresentar sua arte são motivo de orgulho e a ratificação de todo o esforço dedicado a cada projeto, além disso, uma forma de propiciar bons momentos a quem visita as exposições. “É sempre bom ser lembrado, levo em consideração o reconhecimento do trabalho também, pois cada pintura exige uma pesquisa, um estudo, e principalmente muita dedicação para se obter um resultado satisfatório. Mas adicionado a tudo isso, tem a satisfação de proporcionar as pessoas momentos de alegria, reflexão, tirando-as por alguns segundo da realidade!”

Texto: Equipe Portal Big ABC

Imagem: Divulgação

Artigos Relacionados

Parque Central recebe Festival do Morango, Churros e Chocolate neste fim de semana

Juliana Bontorim

Empreendedorismo feminino é tema de live realizada no mês das mães

Juliana Bontorim

Programa Mais Oportunidades convoca cerca de 1.300 moradores para treinamento

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error