21.5 C
São Paulo
domingo, 14 abr, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Cidadania Eventos Principal Santo André

Atividade presencial estimula reflexão de crianças sobre meio ambiente

A Tuca, contadora de histórias do portal infantil Hendu, saiu de trás das telas e começou a realizar apresentações de forma presencial. Com a queda de contágios e de internações pelo coronavírus, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vem retomando o trabalho em campo para fazer com que atividades de educação ambiental possam atingir o maior número de crianças.

A primeira apresentação presencial ocorreu neste sábado (16) para “lobinhos” do Grupo Escoteiro Jaçatuba, que fica no Parque Jaçatuba. A personagem Tuca contou uma história que trabalha o tema consumismo infantil. Quem nunca escutou a famosa frase “todo mundo tem e eu não tenho”? Baseado nesse pedido incessante, a narrativa abordou sobre uma criança que cobra dos pais os seus desejos e que quer ser “igual a todo mundo”.

“Um dos princípios de trabalhar a educação ambiental é fazer com que as crianças se movimentem, brinquem, tenham contato com a natureza e estímulos à imaginação. A Tuca, ao sair das telas, tem como objetivo proporcionar isso”, explica a criadora e personagem da Tuca, Priscilla Ciarallo, que é agente ambiental do Semasa.

Atividade educacional

Responsável pelo portal Hendu, a equipe de educação ambiental do Semasa pretende levar, com o ‘Tuca Visita’, oficinas e bate-papo de contação de histórias para instituições e espaços de Santo André. Interessados podem entrar em contato com a autarquia em www.semasa.sp.gov.br/hendu.

Por meio da contação de histórias, uma série de habilidades é estimulada nas crianças, como o desenvolvimento da linguagem, expressão corporal, oralidade, escrita, imaginação e percepção, além da construção de novos conhecimentos. Esta atividade, portanto, é uma importante estratégia de sensibilização ambiental.

O portal Hendu continuará todo mês com contação de histórias, trazendo sempre reflexões sobre a relação dos seres vivos com o meio ambiente. Lançada em junho de 2020, a plataforma é destinada a crianças de até 12 anos. Além da sessão Conte uma História, o portal traz uma série de atividades on-line de educação e sensibilização ambiental, que são específicas para cada faixa etária. O site também traz informações aos pais, orientando-os sobre a importância e as possíveis formas de mediar as atividades que são sugeridas.

 

Texto: Susi Elena

Foto: Divulgação/Semasa

 

 

Acompanhe mais notícias, aqui!

Artigos Relacionados

2º Jantar da Primavera arrecada recursos para entidades de São Bernardo

Juliana Bontorim

Santo André faz parceria com Casa da Esperança para zerar fila de exames de imagem

Juliana Bontorim

Santo André promove Semana da População em Situação de Rua com atividades especiais

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error