20.1 C
São Paulo
terça-feira, 25 jun, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Principal

ONG promove campanha contra o trabalho infantil

A ONG Ficar de Bem aderiu a campanha “Trabalho não é coisa de criança!”, em razão ao Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, celebrado em 12 de junho e instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2002.

A instituição do Grande ABC atua em prol de crianças e adolescentes vítimas de violências física, psicológica e sexual, negligência, abandono, trabalho infantil, entre outras, além de também auxiliar as famílias.

No Brasil, o trabalho só é permitido depois dos 16 anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de 14 anos. Contudo, ao adolescente com idade inferior aos 18 anos não é permitido realizar trabalhos perigosos, noturnos ou insalubres, que possam prejudicar a sua saúde, segurança e moral. Além disso, o trabalho não pode trazer prejuízos à frequência da criança e do adolescente à escola.

Para denunciar, disque 100 ou baixe o App MPT Pardal ou acesse o site www.mpt.mp.br

 

Por que 12 de junho?

A data instituída pela OIT, em 2002, ano da apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Internacional do Trabalho.

Para 2021, a Organização das Nações Unidas (ONU), decretou o Ano Internacional para Eliminação do Trabalho Infantil
Com isso, foi estabelecido o pedido para que a comunidade internacional intensificasse as ações e esforços para acabar com o trabalho forçado e com o trabalho infantil e que a Organização Internacional do Trabalho (OIT) assumisse a liderança dessa implementação.

A COVID-19 causou um choque econômico, que fez com que resultasse no aumento de crianças e adolescentes presentes no universo do trabalho. Infelizmente, as crianças costumam ser as primeiras a sofrer. A crise pode empurrar milhões de
crianças vulneráveis para o trabalho infantil. Já existem cerca de 152 milhões de crianças em trabalho infantil, 72 milhões das quais em trabalhos perigosos. Essas crianças correm agora um risco ainda maior de enfrentar circunstâncias ainda mais difíceis e trabalhar mais horas.

A ONG Ficar de Bem faz um convite para você:

“Vamos todos lutar por infâncias dignas e sem trabalho. Por um país em que todas as crianças e adolescentes possam exercer igualmente o seu direito ao desenvolvimento pleno e integral. O objetivo desta campanha é lembrar que a proteção de crianças e adolescentes deve ser um compromisso de todos!”

 

 

 

Referência bibliográfica: https://unric.org/pt/2021-declarado-ano-internacional-para-a-eliminacao-do-trabalho-infantil/

Informações para o texto enviadas pela ONG Ficar de Bem

Artigos Relacionados

Cirurgiã dentista andreense inova atendimento com modernização do consultório

Juliana Bontorim

ACE Diadema inicia 2020 com posse da nova diretoria

Juliana Bontorim

Copa das Arenas de Beach Tennis tem início no Grande ABC com grande movimentação de adeptos

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error