21 C
São Paulo
quinta-feira, 17 out, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Principal São Bernardo do Campo

Banco de Leite Humano garante alimentação a todos os bebês prematuros de São Bernardo

Prestes a completar 24 anos de existência, o Banco de Leite Humano (BLH) de São Bernardo é o 1º equipamento público de saúde do Grande ABC e o 4º no Brasil a oferecer leite materno com qualidade nutricional atestada. Localizado no Hospital Municipal Universitário (HMU), o local já arrecadou mais de 50 mil litros de leite de mais de 15 mil mulheres. Em média, 80 bebês prematuros recebem mensalmente o alimento, denominado ouro pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Os bebês prematuros nascidos e ou assistidos pela rede hospitalar recebem a oferta do alimento doado, conforme explica a diretora clínica do HMU, Dra. Cibele Lebrão. “Com a contribuição das doadoras, o Banco de Leite tem o papel de assegurar a amamentação, seja para os recém-nascidos prematuros que estão internados e que precisam dos nutrientes que compõe o leite para seu desenvolvimento ou para os bebês que estão em um pós-operatório em recuperação”, relatou.
Por exemplo, o bebê de Paloma Andrade, que nasceu prematuro, com 30 semanas, e nesta sexta-feira (19/5) completa 27 dias. A mãe está estimulando a produção do leite com orientação da equipe do BHL, mas ainda não possui uma quantidade adequada para as necessidades de seu bebê. “Hoje, meu filho está crescendo e se desenvolvendo graças à doação de outras mães. Cada ganho de peso é uma vitória”, agradeceu.
Do outro lado da ponta, Lais Justino, mãe do Samuel, de 1 ano e 3 meses, conta que tinha muito leite e entrou em contato com o Banco de Leite para saber como doar. “Fui orientada sobre o manuseio e a maneira correta de estocar. A retirada dos fracos, feita em domicílio, só estimulou esse gesto de amor e carinho”.

COMO DOAR

Portanto, toda mãe que quiser ser doadora pode entrar em contato com o Banco de Leite do município por meio do telefone (11) 4365-1480 (ramal 1203) ou por Whatsapp (11) 96194-2262. No primeiro contato, as funcionárias já informam o procedimento e dão as orientações de como doar. As mães não precisam ir até o hospital, todo o procedimento pode ser realizado na própria casa. Elas recebem inclusive os frascos para colher o alimento e depois a equipe passa para retirar o leite armazenado.

Em 2017, o Banco de Leite conquistou  selo de qualidade na categoria ouro, em prêmio idealizado pelo Ministério da Saúde e pela Fundação Oswaldo Cruz. Essa certificação atesta que todos os processos de padronização e manuseio do leite são respeitados. E, também, que a unidade fornece aos bebês um alimento com qualidade e segurança.

A unidade possui a máquina Human Milk Analyser-Myris, que detalha a quantidade exata de proteínas e gorduras fornecida a cada recém-nascido. Além disso, estrutura do banco conta com bombinhas especializadas para a ordenha e incentivo à produção. O local possui cerca de 15 funcionários para atender toda a demanda e dar atenção exclusiva às mães e funciona todos os dias, por 24 horas.

DIA MUNDIAL DA DOAÇÃO DE LEITE HUMANO

Sendo assim, a importância de doar leite materno é tema do Dia Mundial da Doação de Leite Humano, celebrado nesta sexta-feira (19/5). Com o intuito de conscientizar e estimular a sociedade para o ato da doação de leite humano e promover debates sobre a importância do aleitamento materno na redução da mortalidade infantil.

Da Redação
Fotos: Marcel Uyeta/PMSBC

Artigos Relacionados

Contém Geek by Pedro Irie: A Madrugada dos Nerds ansiosos

Pedro Irie

Casa da Esperança comemora 70 anos com Sessão Solene

Juliana Bontorim

Concurso Miss Simpatia Feirante Andreense 2024

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error