21.4 C
São Paulo
domingo, 3 mar, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Principal Santo André

Santo André faz homenagem para mães no Dia Mundial da Doação de Leite Humano

Para celebrar o Dia Mundial da Doação de Leite Humano, comemorado em 19 de maio, o Hospital da Mulher de Santo André homenageou 15 doadoras na manhã de sexta-feira (19). A ação foi marcada por muita emoção e pelo sentimento de gratidão, tanto das mães que têm a possibilidade de doar e ajudar outras crianças, quanto das mães dos bebês que recebem esse alimento tão importante.
A homenagem incluiu café da manhã especial, entrega de certificado, além da distribuição das naninhas do riso. A estudante Thaísa Timóteo de Lima, de 24 anos, é mãe dos gêmeos Matheus e Mathias, que nasceram com prematuridade extrema e estão internados na UTI neonatal do hospital há três meses. A moradora do Jardim Santo André participou da ação e agradeceu todas as doadoras que ajudam a manter a vida dos seus filhos.
“Nem sempre a minha produção é suficiente e por isso preciso de ajuda. Eu me sinto muito grata e acolhida, recebo apoio de muitas mães e tenho a segurança que eles estão recebendo o melhor alimento. Eles são muito frágeis e o leite materno é a melhor fonte de vitamina para os bebês”, disse Thaísa Timóteo de Lima.
“Quando uma mãe doa o leite materno para uma outra criança é como se essa mãe doadora estivesse conectada em uma grande rede com a mãe do bebê. É um gesto de amor puro, de empatia, de proteção. O banco de leite do Hospital da Mulher se constitui como um elo importante entre quem precisa e quem pode doar”, pontuou o secretário de Saúde, Gilvan Junior.

Doação

A professora de educação especial, Gleyce Mazzuchelli, de 32 anos, é mãe da Elisa, de 5 meses, e desde o nascimento da filha, contribui com a doação do leite excedente.
“Esta é a minha segunda gestação, estudei bastante sobre a amamentação e aprendi ainda mais sobre a importância do aleitamento exclusivo para o desenvolvimento e crescimento do bebê, sobretudo para o seu sistema imunológico. No entanto, até então não pensava em doar leite”, contou Gleyce Mazzuchelli.
“Eu me sinto muito honrada em poder contribuir com meu leite para o crescimento e desenvolvimento desses bebezinhos. Deus me abençoou com o privilégio de produzir leite para além da minha bebê. O mínimo que poderia fazer é compartilhar esse alimento tão importante com outras famílias”, completou Gleyce.
A técnica em química Beatriz Rodrigues da Silveira Santos, de 35 anos, lembra que a sua história com o banco de leite teve início em maio de 2022. Na época, começou a pesquisar sobre retirada e o armazenamento adequado do leite materno, para o retorno ao trabalho. Na época, o seu filho Jonas tinha cinco meses e necessitava ir para a escolinha.
“No dia 19 de maio vi nas redes sociais que era o dia da doação de leite materno. Pesquisando sobre o assunto, cheguei ao banco de leite de Santo André e iniciei as doações. Após o meu retorno ao trabalho passei a fazer as entregas diretamente no hospital, e desde então sigo com a doação, a cada 15 dias, respeitando as normas para armazenamento e transporte”, disse.

 

Beneficiados

Atualmente 44% dos bebês internados na UTI do Hospital da Mulher são beneficiados com o leite humano pasteurizado, proveniente do banco de leite. Neste momento o Hospital da Mulher conta com 20 litros de leite em estoque, o que representa 20% do volume ideal de abastecimento. Apesar de contar com 42 doadoras fixas, o hospital constantemente trabalha na busca ativa de novas doadoras para garantir o abastecimento do estoque. Cada frasco de leite pode beneficiar até 20 bebês. Toda mulher que está amamentando é uma potencial doadora.
Como doar – O Banco de Leite Humano do Hospital da Mulher atende de segunda a sexta, das 8h às 18h. Para doar, é preciso ligar no telefone 4478-5048 ou 4478-5027. Dessa forma, é realizado um cadastro e agendada uma visita à casa da doadora para o recolhimento do leite. A mãe deverá retirar o excedente e armazená-lo segundo orientações.

Da Redação
| Fotos: Helber Aggio/PSA

Artigos Relacionados

Construtora do ABC realiza entrega on-line de edifício com arquitetura contemporânea

Juliana Bontorim

#Pandemia: Famílias carentes mantém alimentação com auxílio de ONG

Juliana Bontorim

McDia Feliz 2019 repassa cerca de R$ 699 mil para Casa Ronald McDonald ABC

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error