15.6 C
São Paulo
segunda-feira, 27 maio, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Cidadania Principal Ribeirão Pires

Biblioteca Municipal realiza doação de acervo excedente

A SEJEL – Secretaria de Juventude, Esportes, Lazer, Cultura e Turismo da Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Biblioteca Municipal Olavo Bilac, deu início nesta quarta-feira, dia 26, ao descarte participativo do acervo excedente da biblioteca. A ação, realizada após processo de triagem do acervo, será realizada até o dia 27 de setembro de 2021, no saguão do Teatro Municipal Euclides Menato (Av. Prefeito Valdírio Prisco, 193 – Jd. Itacolomy – Complexo Ayrton Senna).

Aberto à população, o acervo excedente poderá ser adquirido, prioritariamente, por bibliotecas comunitárias, organizações não-governamentais, cooperativas de reciclagem, pessoas físicas, e estudantes em idade escolar.

Aliás, este descarte é uma ação prevista por lei e atende o Decreto Municipal n.º 5.126, de 26 de dezembro de 2001.

A iniciativa

Desde a segunda metade de julho, todo acervo da Biblioteca Olavo Bilac passou por uma minuciosa triagem a fim de selecionar materiais danificados, desatualizados, em desuso, incompletos ou com excesso de duplicatas. O acervo foi dividido em: generalista (encaminhado a nova sede da Biblioteca Municipal, que está sendo instalada no Parque Oriental).

O parque também já está sediando o Ponto de Leitura na Casa do Origami, com livros de leitura livre, voltados ao público infanto-juvenil, disponível a todos visitantes e moradores. Todos livros de conteúdo especializado em artes – dança, música, artes plásticas, teatro, literatura, poesia, entre outras linguagens, foi separado e será realocado na sede da Escola Municipal de Artes e Pinacoteca, criando mais um ponto de leitura na cidade.

“A descentralização do acervo da biblioteca é uma nova proposta feita pela gestão Clóvis Volpi. Além de proporcionar locais mais adequados para acomodação do acervo e qualidade de trabalho aos funcionários, a medida também aproxima os públicos e enriquece o estudo, como é o caso, da realocação do acervo especializado em diferentes linguagens artísticas à Escola Municipal de Artes”, explicou o secretário da SEJEL, Claurício Gonçalves Bento.

Ação cultural

A Biblioteca Municipal Olavo Bilac tem mantido um diálogo aberto com a sociedade civil, por meio da Comissão da Palavra, ligada ao Conselho Municipal de Políticas Culturais, formada por cerca de 20 membros. A SEJEL segue promovendo ações para garantir o diálogo e a participação da sociedade, tanto no processo de mudança de sede da Biblioteca Municipal, quanto na descentralização do acervo e descarte participativo do acervo excedente.

Em agosto, foram realizados quatro encontros com membros da Comissão, tanto online quanto presencial. Um dos encontros aconteceu na sede do CEH – Centro de Exposições e História “Ricardo Nardelli”, no dia 3 de agosto. Membros da Comissão, também realizaram visita à antiga sede da Biblioteca, no dia 11 de agosto, e à nova sede localizada no Parque Oriental, no dia 18, acompanhados pelo secretário da SEJEL, Claurício Gonçalves Bento.

No dia 19/08, foi apresentado o Edital de descarte participativo à Comissão, em reunião online.

 

 

Texto: Prefeitura Municipal da Estância Turí­stica de Ribeirão Pires
FOTO: divulgação/PMETRP

Artigos Relacionados

Programa Escola de Pais orienta famílias sobre imunização e saúde infantil em São Bernardo

Juliana Bontorim

MBigucci publica Relatório de Sustentabilidade 2022 no Pacto Global da ONU

Juliana Bontorim

Carnaval da Família leva folia ao Paço de Ribeirão neste domingo

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error