21.4 C
São Paulo
domingo, 3 mar, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Eventos São Caetano do Sul

Câmara de São Caetano homenageia 55 anos da USCS e o reitor, Leandro Prearo, com título de cidadão

 

A Câmara Municipal realizou na noite de quinta-feira (3/8) sessão solene em homenagem aos 55 anos da USCS (Universidade de São Caetano do Sul) completados no dia 1º de agosto. Na ocasião, o reitor da instituição, Leandro Prearo, recebeu o Título de Cidadão Sulsancaetanense. Foi a segunda vez na história do Legislativo que uma sessão solene foi realizada fora de suas instalações – as duas na sede da USCS, ambas em comemoração ao aniversário da entidade, nos 50 anos (em 2018) e agora (2023), aos 55 anos.

Entusiasta da Educação, o vereador, professor e presidente da Câmara, Pio Mielo (PSDB), enfatizou o trabalho realizado por Leandro Prearo e pela USCS. “No dia 28 de julho comemoramos 146 anos da nossa cidade, dos quais 55 anos com a grandeza de termos uma universidade nos abrilhantando. E não apenas na Educação, mas também, principalmente nessa era moderna, no atendimento à população em várias frentes, fazendo diferença de fato na vida das pessoas”, afirmou Pio, autor da honraria ao reitor da universidade juntamente com o vereador Mauricio Fernandes (PL).

O presidente do Legislativo destacou as atividades da USCS em parceria com a Prefeitura com ênfase na área da Saúde, na realização de clínicas de atendimento, o Colégio USCS de Ensino Médio, apoio à administração municipal no enfrentamento da pandemia, Hospital Veterinário Municipal, além das futuras UBS e Clínica Odontológica que serão construídas no Campus Centro da universidade.

O reitor Leandro Prearo, que tem 20 anos de trabalho na instituição como professor e pesquisador, agradeceu às congratulações recebidas por ele e pela USCS. “É um imenso orgulho ter em minha biografia um título tão importante. Tenho clareza da responsabilidade que ele carrega. Esse não pode ser um título que represente o que a gente fez até agora, tem de ser um compromisso para seguir fazendo ainda mais e melhor”, disse, ao dividir a honraria com os atuais funcionários e ex-colaboradores.

O vereador Beto Vidoski (PSDB), autor da indicação da sessão solene em homenagem à universidade, lembrou sua passagem pela graduação da entidade no fim da década de 1990 e também da recém-concluída pós-graduação. “A USCS transformou a minha vida e de milhares de vidas de outras pessoas. É a extensão a minha própria casa”, frisou, ao reverenciar ainda os ex-reitores, muitos deles presentes ao evento, “que sempre atuaram pela tradição do crescimento, mas com olhar para a qualidade do ensino e da prestação de serviço”.

O prefeito José Auricchio Júnior (PSDB) enfatizou a “parceria fortalecida” entre a cidade e a universidade, que é uma das duas municipais entre os 645 municípios do Estado de São Paulo – a outra é de Taubaté. E revelou o sonho de evoluir no “fator de integração” de São Caetano com a USCS, no modelo que ocorre com o IPPUC (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba), autarquia que dispõe de uma equipe multidisciplinar para acompanhar e orientar a implantação do Plano Diretor da capital paranaense. É um braço de planejamento da cidade com participação da universidade local.

“Já fazemos isso na Saúde de São Caetano muito presente e um pouco na urbanização. Nós temos esse embrião que pode se fortalecer e trazer para a cidade muitos ganhos. Esse meu sonho, divido com a universidade, que já abraçou esse pensamento e no futuro será concretizado”, afirmou Auricchio.

O deputado estadual Thiago Auricchio (PL) também fez deferência aos ex-reitores da universidade e elogiou Leandro Prearo. “A universidade atravessou fronteiras. Não ficou restrita à parte pedagógica e ajudou a desenvolver nossa cidade”, discorreu o parlamentar.

Fonte: Câmara Municipal de São Caetano do Sul

Fotos: Eric Romero

Artigos Relacionados

Empresa recebe prêmio ‘Lugares Incríveis para Trabalhar’

Juliana Bontorim

Mister Melhor Idade de Santo André conquista 3º lugar em competição estadual

Juliana Bontorim

Tradicional Grito de Carnaval do Baby Beef Jardim agita Santo André

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error