19.6 C
São Paulo
segunda-feira, 20 maio, 2024
Portal Big ABC by Juliana Bontorim
Big ABC Colunista Gabriela Freitas Eventos Principal São Bernardo do Campo Solidariedade

Festa Árabe agita idosos em casa de acolhimento são-bernardense

A são-bernardense Casa dos Velhinhos Dona Adelaide promoveu a Festa Árabe nesta segunda-feira, 25 de outubro, em razão da celebração ao mês do idoso, com data de homenagem mundial firmada em 01 de outubro. Os idosos em situações de vulnerabilidades social e/ou pessoal são acolhidos pela entidade, que garante os diretos à pessoa idosa, como: saúde, alimentação, moradia, assistência 24 horas e ações culturais.

A coordenadora da atividade é a dançarina de dança do ventre Zehour Hommaid Alimari, que agrega as iniciativas da casa há mais de dez anos como voluntária e também integrante da diretoria. “Eu fico muito emocionada em participar. E a dança é alegria e vida, todos podem dançar, mesmo que use andador ou esteja na cadeira de roda. A música traz uma energia diferente e especial. Para mim é motivo de felicidade poder compartilhar com eles um pouco da cultura árabe”, afirmou emocionada a benemérita.

A festa inspirada nos costumes árabes ganhou músicas temáticas, danças ícones da região e comidas típicas, como esfihas e kibes, alimentos doados, especialmente, à celebração. Os atendidos pela instituição puderam vivenciar um momento ‘diferente’ desde o início da pandemia, que resulta ainda em isolamento social há cerca de dois anos.

“O evento que fizemos se dá pela criatividade de todos envolvidos em prol dos idosos da casa. É preciso proporcionar um cenário de esperança para eles e assim motivar todos eles à vida”, comentou Edson Barros de Araújo, psicólogo da instituição desde 2011.

A entidade mantida por doações, atende idosos com auxílio de voluntários e colaboradores CLT’s. Entre tantas mudanças ocasionadas pela Covid-19, o local registrou um óbito pela doença e 40% dos moradores contraíram o coronavírus. Por isso, todos já receberam as três doses da vacina e mantém o cenário de isolamento para visitantes.

Conheça a Casa dos Velhinhos Dona Adelaide:

A instituição foi fundada por Adelaide Faria de Graciano, ou somente Dona Adelaide como se tornou conhecida, iniciou seu trabalho juntamente com sua família ao abrigar um morador de rua, em precárias condições físicas e psicológicas em sua própria casa. Desde então, pessoas em situação semelhante começaram a procurá-la, na qual eram atendidas sempre sem qualquer preconceito e independentemente da situação que se encontravam.

Em 17 de Novembro de 1988, pela Lei 3.262, foi declarada de Utilidade Pública Municipal a Casa dos Velhinhos Dona Adelaide e, atualmente, é reconhecida como Utilidade Pública nas três esferas de governo.

Por isso, hoje, a proposta continua a mesma, apenas enfatizando o atendimento aos munícipes. Infelizmente o projeto não contempla a demanda do município, que ocasiona uma intensa procura por vaga.

 

 

 

Fotos: Portal Big ABC

Artigos Relacionados

Entidade promove Festival de Sopas e Cremes para arrecadar fundos

Juliana Bontorim

Equipe de Diadema conquista vaga na final do Campeonato Paulista

Juliana Bontorim

Programa resgata tradição sambista no Grande ABC

Juliana Bontorim
Carregando....

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Saiba Mais

Política de Privacidade & Cookies
error